SUS irá disponibilizar remédio para o tratamento da AME

Compartilhar

SÃO PAULO – O Sistema Único de Saúde (SUS) deverá disponibilizar em novembro o medicamento Nusinersen (Spinraza), que é destinado ao tratamento dos pacientes com Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1. O produto integrará a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename).

A confirmação consta de relatório do Ministério da Saúde encaminhado para as Secretarias de Estado, afirmou na quarta-feira (24) o deputado Edmir Chedid (DEM). “De acordo com o documento, a expectativa é de esteja disponível em centros especializados do SUS em até 180 dias”, comentou.

O parlamentar explicou que a incorporação representa um avanço em direção à melhoria de vida de pessoas com doenças raras. “Este era um problema social que precisa de uma medida urgente e definitiva do Ministério da Saúde, principalmente em relação às demandas dos municípios”, disse.

O tratamento com Spinraza, único insumo recomendado a pacientes com a AME, consiste na administração de seis frascos com 5ml no primeiro ano; a partir do segundo, passam a ser três. Estudos apontam a eficácia do medicamento na interrupção da evolução da doença para quadros mais graves.

 

Doença
A AME é uma doença genética que interfere na capacidade do corpo de produzir uma proteína considerada essencial à sobrevivência dos neurônios motores. Sem ela, os neurônios morrem e os pacientes perdem controle e força musculares, ficando incapacitados de se moverem, engolirem ou mesmo respirarem.

 

Redes Sociais
Facebook | Instagram | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

Informações:
Anselmo Dequero
Assessor de Imprensa
jornalismo@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
(11) 99592 5118

Rolar para cima