Seminário do deputado Edmir Chedid sobre AVC será realizado na terça, 28

Compartilhar

SÃO PAULO – Os cuidados na prevenção, os desafios no diagnóstico e os avanços obtidos no tratamento de pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) estarão no seminário organizado pelo deputado Edmir Chedid (União) na próxima terça-feira (28), às 17h, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O evento será presencial e contará com transmissão simultânea pelo Youtube.

A iniciativa tem por objetivo ampliar a conscientização pública sobre essa condição de saúde. O “Seminário sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC): Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Reabilitação” contará com a participação de nove especialistas – considerados referências sobre o tema em nível nacional – em três painéis relacionados aos estudos mais recentes sobre o tema.

“Este será um evento muito importante à sociedade. Afinal, iremos discutir os principais temas relacionados ao AVC. Todos os especialistas confirmados para o evento irão apresentar o resultado de suas pesquisas e orientações que poderão resultar em sugestões para o governo estadual e em Projetos de Lei em benefício dos pacientes do Sistema Único de Saúde”, disse o parlamentar.

Os especialistas (confira a programação abaixo) discutirão, por exemplo, as principais causas da doença e os tipos de AVC que acometem a comunidade; o tempo de socorro e os tratamentos atualmente disponíveis na rede pública de saúde; uso de medicamentos e o trabalho da fisioterapia na recuperação; assim como a importância da terapia ocupacional para a reabilitação do paciente.

“Neste ano, passei por esse problema de saúde – o parlamentar teve quatro AVCs no fim de março – e pude constatar que o governo estadual ainda está longe de possuir um trabalho efetivo relacionado aos cuidados e aos tratamentos para as vítimas de AVC. Precisamos definir políticas públicas que sejam mais efetivas e eficazes aos pacientes, principalmente os do SUS”, disse Edmir Chedid.

O seminário recebeu apoio da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (Crefito-3) e da Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia (SBTH). “Parcerias importantes que atuam em defesa de melhorias no atendimento à população; lutam para garantir que todos tenham acesso a melhores serviços”, completou.

INSCREVA-SE
Para participar, clique aqui.

Disponível em Áudio

AVC
Edmir Chedid é autor do Projeto de Lei 1.115/2023, que cria a Política Estadual de Prevenção do Acidente Vascular Cerebral e de Apoio às Vítimas. A proposta visa garantir a promoção da qualidade de vida e a redução das vulnerabilidades decorrentes dos fatores de risco do AVC. Para chegar à votação final, a iniciativa precisa receber o parecer favorável de comissões permanentes.

O parlamentar declarou ainda que a iniciativa tem por intuito assegurar o apoio à pesquisa em promoção da saúde, por meio da cooperação técnica entre o Poder Executivo e as universidades; e ao estímulo à criação de alternativas inovadoras e socialmente inclusivas no setor das ações de promoção da saúde, que deverão beneficiar principalmente os pacientes do Sistema Único de Saúde.

PROGRAMAÇÃO
Painel 1 | PREVENÇÃO

Palestrante: Dr. Wagner Mauad Avelar
Médico Neurologista Vascular do Hospital das Clínicas da Unicamp
“O que é o AVC, quais os tipos e como perceber sua ocorrência; estilo de vida, fatores de risco e prevenção”

Painel 2 |DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
Palestrante: Dr. Rogério Tuma
Médico Neurologista
“Identificação e tempo de socorro; investigação e tratamento”

Palestrante: Dr. Wen Hung Tzu
Médico Neurocirurgião e membro do Grupo de Neurocirurgia Vascular do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
“Tratamento Cirúrgico do AVC Isquêmico e Hemorrágico”

Palestrante: Dra. Joyce Maria Annichino Bizzacchi
Presidente da Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia (SBTH)
“Uso de medicamentos anticoagulantes em pacientes que tiveram AVC isquêmico”

Palestrante: Dr. Sergio Belczack
Médico especialista em Angioradiologia e Cirurgia Endovascular
“Pós-Alta (cuidados e complicações)”

Painel 3 | TERAPIAS DE REABILITAÇÃO
Palestrante: Dr. Ralf Braga Barroso
Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Neurofuncional
“Linha de cuidado ao paciente com AVC no Sistema Único de Saúde”

Palestrante: Dra. Leticia Moraes de Aquino
Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Neurofuncional (adulto e idoso); representante do CREFITO3
“Fisioterapia e Mobilidade”

Palestrante: Dra. Samira Mercaldi Rafani
Terapeuta ocupacional; representante do CREFITO3
“O Papel da Terapia Ocupacional”

Palestrante: Dra. Giovana Diaféria
Fonoaudióloga; conselheira do CREFONO2
“Fonoaudiologia: Deglutição, Fala e Linguagem”

SERVIÇO
Seminário sobre Acidente Vascular Cerebral

Data: 28/11/2023
Horário: das 17h às 20h
Local: Auditório Paulo Kobayashi
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera
Informações: 11.3886 6787 e 11.3886 6791

Redes Sociais
Facebook | Flickr | Instagram | TikTok | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

Informações
Anselmo Dequero
Assessor de Imprensa
imprensa@edmirchedid.com.br
(11) 99952 1200

SÃO PAULO, 23/10/2023

Rolar para cima