Saúde Pública: Parlamentar pede empenho do Estado a Bragança Pta.

Compartilhar

SÃO PAULO – O deputado Edmir Chedid (DEM) reiterou nesta quinta-feira (12) sua preocupação com a melhoria e a consequente ampliação dos serviços prestados pelo governo estadual aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Bragança Paulista. De acordo com o parlamentar, faltam investimentos na rede básica de atendimento e o cumprimento de acordos estabelecidos entre as administrações.

A preocupação foi reiterada pelo parlamentar ao secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira. Na ocasião, destacou a necessidade do aumento do repasse de recurso financeiro para o Hospital Universitário São Francisco (HUSF), referência no município e na Região Bragantina. “Essa unidade de saúde está há pelo menos 90 dias sem receber os subsídios do governo estadual, fato que infelizmente reflete no atendimento gratuito prestado à comunidade”, completou.

Além disso, lembrou que há serviços concluídos no HUSF, mas sem atividade em decorrência da falta de recurso financeiro. “A radioterapia, por exemplo, ainda não recebe verba do governo federal. Uma alternativa viável seria iniciar a operação desse serviço, inclusive com a compra de mais equipamentos, com parte do recurso da Secretaria e outra de emenda parlamentar para a unidade de saúde”, comentou.

Também lamentou a falta de investimentos do governo estadual para a ampliação e a manutenção de leitos destinados a pacientes oncológicos ou politraumatizados. “Uma consulta oncológica pode demorar até 90 dias. E não existe leito disponível para este paciente. O Ambulatório Médico de Especialidades (AME), de Atibaia, poderia ser reformulado para atender esta demanda do município. Inclusive já solicitei que seja transformado em AME Cirúrgico, mas nada sai do papel”, disse.

Os leitos para cirurgias de média a alta complexidade, assim como para pacientes da UTI, têm demandado muitos esforços dos gestores públicos municipais. Edmir Chedid garantiu que, apesar do empenho do prefeito Jesus Chedid e do vice Amauri Sodré, bem como da secretária de Saúde, Marina de Fátima Oliveira, Bragança Paulista ainda precisa muito dos benefícios do governo estadual”, declarou.

Imagem: José Henrique Germann Ferreira, Edmir Chedid e Marina de Fátima Oliveira durante reunião em São Paulo.

 

Lucy Montoro
Edmir Chedid também demonstrou insatisfação ao secretário José Henrique Germann Ferreira quanto à demora na tratativa do governo em implantar uma unidade da Rede Lucy Montoro, em Bragança Paulista. O parlamentar disse que, além de ter sido um compromisso assumido pelo governador João Doria (PSDB), a própria prefeitura confirmou disponibilizar um prédio para atender os profissionais e os pacientes com deficiências físicas ou doenças potencialmente incapacitantes.

“A administração pública municipal declarou que cumprirá o compromisso e disponibilizará um prédio à Rede Lucy Montoro. Precisamos, no entanto, que o governo estadual dê andamento às tratativas com o município a fim de concluir o processo para a implantação da unidade de saúde. Esta é a mesma expectativa em relação aos medicamentos que deixaram de ser entregues”, concluiu o parlamentar.

 

Reunião
A preocupação do parlamentar foi apresentada numa reunião com o secretário José Henrique Germann Ferreira, na sede da Pasta, em São Paulo. Também participaram a secretária Marina de Fátima Oliveira, o prefeito de Morungaba, Marco Antonio de Oliveira, os assessores parlamentares Nelson Koki e Paulo Roberto de Freitas, bem como técnicos do governo estadual e dos municípios. Por fim, estiveram presentes ainda à reunião representantes da Casa de Davi, de Atibaia.

 

Redes Sociais
Facebook | Instagram | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

Informações:
Anselmo Dequero
Assessor de Imprensa
jornalismo@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
(11) 99592 5118

Rolar para cima
Precisa de ajuda?