Saúde da Mulher: Edmir Chedid defende ampliação das Carretas de Mamografias

Compartilhar

SÃO PAULO – Com o intuito de garantir o acesso gratuito da comunidade aos exames de imagem, o deputado Edmir Chedid (União) reiterou nesta quarta-feira (31) à Secretaria de Estado de Saúde o pedido para a ampliação do Programa Mulheres de Peito para os municípios do interior e litoral. Desta forma, mais mulheres poderão realizar a mamografia, exame que pode detectar precocemente alterações nas mamas.

“A importância do exame gratuito para as mulheres está relacionado, por exemplo, à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, considerada uma das principais causas de morte por câncer entre mulheres em todo o mundo. Por isso, reiterei à Secretaria da Saúde a necessidade de se ampliar as Carretas de Mamografias, que integram o Programa Mulheres de Peito”, disse.

Em seu argumento, Edmir Chedid lembrou que as Carretas de Mamografias realizaram mais de 24,1 mil exames gratuitos no ano passado, resultados 25% superiores à meta anual de atendimentos prevista pelo governo estadual. “Tenho não só reivindicado a ampliação do serviço, mas principalmente de recursos para atender a demanda de atendimento médico-hospitalar no Estado”, comentou.

As Carretas de Mamografias oferecem exames por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) às mulheres entre 50 anos e 69 anos, sem a necessidade de pedido médico ou agendamento. As mulheres com idade entre 35 anos e 49 anos e acima de 70 anos podem realizar o exame, desde que apresentem a solicitação médica, RG e Cartão Nacional de Saúde (CNS) – popularmente conhecido como cartão SUS.

“O programa tem por finalidade incentivar mulheres a realizar o exame de mamografia para o diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama. Diversos municípios do interior e também do litoral já receberam a Carreta de Mamografias, mas ainda é preciso ampliar essa atividade para continuar como referência no atendimento gratuito à mulher”, concluiu o deputado Edmir Chedid.

Disponível em Áudio

Redes Sociais
Facebook | Flickr | Instagram | TikTok | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

Informações
Anselmo Dequero
Assessor de Imprensa
imprensa@edmirchedid.com.br
(11) 99952 1200

SÃO PAULO, 01/02/2024

Rolar para cima