Parlamentar reitera preocupação com registro de casos de dengue no Estado

Compartilhar

SÃO PAULO – O deputado Edmir Chedid (União) voltou a ressaltar sua preocupação com o aumento do número de casos de dengue na região sudeste do país. Nesta quarta-feira (24), o parlamentar reiterou seu pedido de apoio à comunidade no combate e na eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, ante o crescimento identificado nas duas primeiras semanas de 2024.

Em um ano, a região sudeste teve aumento de 100,6% nos casos de dengue e 58% nas mortes causadas pela doença, segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde. “Mesmo com números ainda expressivos, São Paulo é o único Estado do sudeste com registro em queda da doença – de 350.444 casos em 2022 para 337.464 em 2023, o equivalente a 3,7%”, disse.

Edmir Chedid explicou que diversas ações estão sendo realizadas pelo governo federal em parceria com as secretarias de Estado da Saúde. “Os municípios também estão atentos ao problema e empenhados em combater e eliminar os criadouros do mosquito. Mas a comunidade também deve se prevenir e colaborar a fim de evitar o avanço da doença aqui no Estado de São Paulo”, comentou.

Na ocasião, o parlamentar afirmou que os depósitos de armazenamento de água para consumo, como caixas d’água e tambores, são os principais criadouros do mosquito, correspondendo a 39,6% dos locais descobertos com foco de larvas do Aedes aegypti. “Em seguida, estão vasos, garrafas, calhas e depósitos naturais, como bromélias, que correspondem a 36,45% dos criadouros”, garantiu.

“Estas informações correspondem aos levantamentos de índices larvários, consolidados até 26 de outubro de 2023, do Ministério da Saúde. Conforme as estatísticas, por exemplo, os pneus e resíduos passíveis de remoção correspondem a 23,95% dos pontos de encontro de larvas do mosquito. Por isso, todos temos um compromisso no combate e na eliminação da dengue”, concluiu.

Imagem: Caixas d´água representam o principal criadouro do Aedes aegypti no país.

Disponível em Áudio

Redes Sociais
Facebook | Flickr | Instagram | TikTok | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

Informações
Anselmo Dequero
Assessor de Imprensa
imprensa@edmirchedid.com.br
(11) 99952 1200

SÃO PAULO, 24/01/2024

Rolar para cima