Parlamentar defende à Cetesb mais ações à Região Bragantina

Compartilhar

SÃO PAULO – A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) poderá ampliar as parcerias no Circuito das Águas e na Região Bragantina. Esta iniciativa, resultado das reivindicações do deputado Edmir Chedid (DEM) ao governo do Estado, tem por finalidade garantir a melhoria da qualidade de vida da população, principalmente nas estâncias ou Municípios de Interesse Turístico (MITs).

Segundo o parlamentar, a Cetesb deverá intensificar as atividades relacionadas ao licenciamento ambiental. “Esse processo administrativo é fundamental para que as prefeituras possam ampliar e instalar empreendimentos que utilizam dos recursos ambientais. Alguns municípios já estão bastante avançados nas tratativas relacionadas à regularização do licenciamento ambiental”, disse.

Edmir Chedid explicou que, apesar do interesse das administrações municipais, o apoio da Cetesb continua essencial aos municípios. “Os cursos de formação técnica, por exemplo, devem ser ampliados. As discussões sobre licenciamento ambiental também devem ser compartilhadas com os demais gestores públicos, como vereadores e representantes da sociedade civil”, destacou.

O assunto foi tratado numa reunião entre o parlamentar e a diretora-presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias, na sede da Companhia, em São Paulo. “Na ocasião, reiterei meu apoio à Cetesb na Assembleia Legislativa. Estamos prontos para oferecer suporte às atividades que tenham por intuito garantir as condições para que as prefeituras possam ampliar ações à comunidade”, completou.

Imagem: Reunião foi promovida na sede da Cetesb, na zona oeste da capital paulista.

Banco de Imagens

Sigor
Na ocasião, o deputado Edmir Chedid também demonstrou interesse em apoiar as iniciativas da Cetesb relacionadas à ampliação do Sistema Estadual de Gerenciamento On-Line de Resíduos Sólidos (Sigor). Considerada inédita em nível nacional, esta ferramenta propicia o gerenciamento de todas as informações referentes aos fluxos de resíduos sólidos no Estado de São Paulo.

“O Sigor, implantado sem custos para as prefeituras, permite a rastreabilidade dos resíduos e colabora diretamente com o trabalho de fiscalização e de gerenciamento. Além disso, o Sistema Estadual auxilia na elaboração do Sistema Declaratório solicitado pela Política Estadual de Resíduos Sólidos, o que considero fundamental às administrações municipais”, comentou o parlamentar.

Em agosto, a Cetesb promoveu um curso de formação aos técnicos da Secretaria do Meio Ambiente da prefeitura de Bragança Paulista. “Esta atividade foi fundamental para a implantação do Sigor no município. A intenção é que outras prefeituras demonstrem interesse em integrar o Sistema Estadual a partir do trabalho desenvolvido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo”.

Reunião
Além do deputado Edmir Chedid e da diretora-presidente Patrícia Iglecias, a reunião na Cetesb contou ainda com a participação da secretária do Meio Ambiente da prefeitura de Bragança Paulista, Nádia Zacharczuk; do assessor da Secretaria de Obras da prefeitura de Serra Negra, Danilo Garcia, e do assessor de gabinete Wanderlei Lona; e dos assessores parlamentares Nelson Koki e Tatiana Zanata.

Redes Sociais
Facebook | Flickr | Instagram | TikTok | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

Informações:
Anselmo Dequero
Assessor de Imprensa
imprensa@edmirchedid.com.br
(11) 99592 5118

Rolar para cima