Lei autoriza governo a captar recursos para construção do Trem Intercidades

Compartilhar

CAMPINAS – O governo estadual está autorizado, por meio da Lei 17.724/2023, sancionada neste mês, a captar, junto a instituições financeiras, até R$ 6,5 bilhões para investimentos em infraestrutura, em especial de mobilidade urbana e de transporte intermunicipal. Desta forma, será possível viabilizar a construção do Trem Intercidades, que irá interligar Campinas a São Paulo.

“Apesar de viabilizar a transação, a Lei aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governo não aumentou o saldo disponível para crédito. A norma apenas soma quantias já autorizadas pela Alesp em 2013, de 1,5 bilhão, e em 2021, de 5 bilhões”, afirmou o deputado Edmir Chedid (União), ex-presidente da Comissão de Transportes e Comunicações (CTC).

De acordo com o parlamentar, o texto sancionado pelo governo incluiu alterações propostas e aprovadas pelos parlamentares da Assembleia Legislativa. “Os deputados incluíram emendas que ampliam medidas de transparência sobre as transações de empréstimos feitas pelo governo estadual, o que considero fundamental por se tratar de recurso público”, declarou.

Além do Trem Intercidades, linha férrea que ligará Campinas a São Paulo em até 1h, a Lei beneficiará outras obras de mobilidade urbana. Entre elas, estão a revitalização das vias da linha 7-Rubi que opera entre a Barra Funda e Jundiaí; o Trem Intermetropolitano, que beneficiará Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos; e as obras de mobilidade entre Santos e Guarujá.

Imagem: Expectativa é que o trajeto seja realizado em até 1h após conclusão da obra.

Redes Sociais
Facebook | Flickr | Instagram | TikTok | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

Informações
Anselmo Dequero
Assessor de Imprensa
imprensa@edmirchedid.com.br
(11) 99952 1200

Rolar para cima
Precisa de ajuda?