Edmir Chedid apoio iniciativa contra doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Compartilhar

SÃO PAULO – O governo estadual está intensificando as ações de divulgação referentes à Semana de Mobilização Social contra o Aedes aegypti. A iniciativa, que recebeu apoio do deputado Edmir Chedid (União), tem por finalidade conscientizar a população sobre as doenças transmitidas pelo mosquito, como dengue, chikungunya e zika vírus. “Um trabalho essencial à comunidade”, comentou. 

Segundo o parlamentar, apesar de compartilharem sintomas semelhantes, cada uma das doenças possui sinais específicos, que, observados atentamente, facilitam o diagnóstico clínico correto. “O tratamento adequado, prescrito e supervisionado por um profissional de saúde, é fundamental para a recuperação do paciente. Todos devem estar atentos nesta época do ano”, afirmou.

Edmir Chedid explicou que, nos primeiros quatro dias de infecção, os sintomas são muito inespecíficos, não sendo possível diferenciar as três doenças. “A chikungunya, no entanto, dá uma dor intensa nas articulações, com a possibilidade de edemas – inchaços causados pelo acúmulo de líquidos. Já a dengue causa uma dor mais generalizada, inclusive atrás dos olhos”, comentou.

O zika vírus costuma causar mais manchas avermelhadas pelo corpo, junto com coceira. Na grande maioria dos casos, a febre está presente independente de qual for o vírus. No caso do zika, a alteração de temperatura costuma ser mais branda. “É muito importante que todos estejam atentos. Um trabalho conjunto que merece a atenção da comunidade e dos órgãos oficiais”, disse.

O período de incubação das arboviroses – doenças provocadas por vírus transmitidos por mosquitos – varia entre três e cinco dias. A identificação precisa da doença requer um exame de anticorpos, possível após o sexto dia do início dos primeiros sintomas. Um exame de sangue entre o primeiro e o quinto dia também pode identificar o vírus presente no organismo do paciente

Disponível em Áudio

Redes Sociais
Facebook | Flickr | Instagram | TikTok | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

Informações
Anselmo Dequero
Assessor de Imprensa
imprensa@edmirchedid.com.br
(11) 99952 1200

SÃO PAULO, 30/11/2023

Rolar para cima