Deputado cobra início de atendimentos no Hospital Regional de Caraguá

Compartilhar

O deputado Edmir Chedid (DEM) cobrou do governo do Estado a abertura de 100% da estrutura do Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba.

A unidade foi inaugurada no dia 30 de março, com mais de um ano de atraso, mas com apenas 20 dos 220 leitos previstos – essas vagas, segundo o governo, vêm sendo destinadas desde então a pacientes com Covid-19.

Ao todo, o Estado investiu R$ 188 milhões na construção do hospital, concluída no fim do ano passado. O novo Regional prestará atendimento nas áreas de urgência e emergência, internações e cirurgias eletivas e será referência para os municípios de Caraguá, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela.

O assunto foi abordado nesta segunda-feira (22) durante reunião virtual da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.

“A população está frustrada. A rede hospitalar da região ainda é precária. As pessoas precisam se deslocar quase sempre para São José dos Campos e Taubaté”, afirmou Edmir Chedid.

“A população quer saber quando esse hospital funcionará de maneira plena, principalmente porque estamos no meio de uma pandemia.”

 

O novo Hospital Regional

A unidade conta com 7 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em seis andares e um heliponto.

Sua estrutura foi planejada para comportar 220 leitos – sendo 40 de UTI e os demais, nas áreas de clínica médica, clínica cirúrgica, ortopedia e neurocirurgia- e um pronto-socorro para casos de média e alta complexidade.

Uma Organização Social já foi contratada para administrar o hospital: o Instituto Sócrates Guanaes.

Segundo o secretário de Saúde do Estado, José Henrique Germann, ainda não é possível precisar quando a unidade vai operar com 100% de sua estrutura.

“Não sei dizer quando”, disse Germann em resposta ao questionamento do deputado.

“Essa resposta eu vou ter quando terminar a epidemia. Enquanto não terminar, preciso daqueles leitos de UTI que tem lá.”

O secretário não explicou por que a operação de 20 leitos de UTI inviabiliza a abertura dos demais serviços.

“Por enquanto, a nossa prioridade é o enfrentamento à Covid”, afirmou.

 

Memória

Antiga promessa do Estado para desafogar a demanda de atendimentos na região, o Hospital Regional de Caraguá começou a ser construído em julho de 2016, no governo Geraldo Alckmin (PSDB).

A previsão inicial era que a unidade entrasse em funcionamento a partir de junho de 2018. Depois, a entrega foi adiada para junho e, na sequência, para outubro do ano passado. Por fim, uma entrega parcial aconteceu em 30 de março deste ano.

Rolar para cima
Precisa de ajuda?