Campanha Brasil contra Fake combate a desinformação nas redes sociais

Compartilhar

SÃO PAULO – O governo federal intensificou a campanha Brasil contra Fake, lançada em março deste ano. Esta iniciativa visa combater a desinformação disseminada por meio de redes sociais. Em nível estadual, o deputado Edmir Chedid (União) é autor do Projeto de Lei 538/2018, que pune administrativamente quem divulga e compartilha notícias ou informações comprovadamente falsas ou incompletas.

Com o tema “Quem espalha fake news espalha destruição”, a campanha aborda o impacto do problema no cotidiano da população. A intenção, de acordo com o governo federal, é justamente retratar os mais variados perfis de pessoas para mostrar que todos estamos do mesmo lado e qualquer um pode se tornar vítima de uma notícia falsa. A iniciativa conta com três vídeos (clique aqui / bit.ly/ECFake).

Para saber se uma notícia é verdadeira ou falsa, o internauta poderá consultar uma página web criada pelo governo federal. Por meio do site gov.br/brasilcontrafake é possível checar se um conteúdo recebido pelas redes sociais é fake news; o portal também apresenta um passo a passo de como denunciar notícias falsas nas próprias redes sociais, numa iniciativa considerada inédita em nível federal.

Em relação ao Projeto de Lei, Edmir Chedid defende a punição para quem divulgar ou compartilhar notícias e informações falsas ou incompletas que resultem na alteração, corrompimento ou distorção da verdade; e que possam afetar o interesse público relevante ou que visem somente à obtenção de vantagem. A iniciativa foi aprovada pela Assembleia Legislativa, mas vetada pelo governo.

Redes Sociais
Facebook | Flickr | Instagram | TikTok | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

Informações
Anselmo Dequero
Assessor de Imprensa
imprensa@edmirchedid.com.br
(11) 99952 1200

Rolar para cima
Precisa de ajuda?