SUS: Parlamentar destaca importância de vacinas para a comunidade

Compartilhar

SÃO PAULO – O Sistema Único de Saúde Pública (SUS) oferece 19 vacinas gratuitas à população. São imunizações para crianças, adolescentes, adultos e idosos, que combatem as mais variadas doenças, comentou o deputado Edmir Chedid (DEM), membro efetivo da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. A cobertura vacinal, no entanto, demonstra sinais de queda em todo o país.

De acordo com o parlamentar, um exemplo é a primeira e a segunda doses da vacina contra o HPV (doença sexualmente transmissível). Foram vacinados 3,5 milhões de meninos, entre 11 anos e 14 anos de idade, com a primeira dose a partir de 2017 (48,9% do público-alvo). Com a segunda dose a cobertura foi menor, pois apenas 1,6 milhão de meninos foram vacinados (22,4% do público-alvo).

Edmir Chedid explicou que diversos fatores podem contribuir para a diminuição da cobertura vacinal. Entre eles, lembrou-se das fake news (notícias falsas) e dos mitos envolvendo a vacinação. “É preocupante que existam questionamentos sobre o funcionamento das vacinas, em especial aqueles que se baseiam em notícias mentirosas, relacionadas a efeitos negativos de vacina”, lamentou.

A disseminação de notícias falsas começou a surgir em todo o mundo a partir de movimentos antivacina, que levantam argumentos contra a imunização. “A situação é tão preocupante que a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu esses grupos entre os 10 maiores desafios de saúde global em 2019. Estejam atentos às notícias falsas e procurem informações em sites oficiais”, disse.

 

Redes Sociais
Facebook | Instagram | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

Informações:
Anselmo Dequero
Assessor de Imprensa
jornalismo@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
(11) 99592 5118

Rolar para cima