SÃO PAULO – O Ministério da Saúde confirmou, por meio de nota enviada ao presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Alesp), deputado Edmir Chedid (DEM), ter ampliado o tratamento oferecido para os pacientes com degeneração macular relacionada à idade a partir da oferta do medicamento antigiogênico e também do exame de tomografia de coerência óptica.
Segundo o parlamentar, as incorporações são importantes para a detecção precoce e para tratar casos já confirmados, estabilizando a evolução da doença. A degeneração macular atinge a parte central da retina e leva à perda progressiva da visão central. “Os dois procedimentos atenderão pacientes a partir dos 60 anos de idade, conforme Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas”, completou.
O medicamento antigiogênico é injetável e pode ser feito em um ou nos dois olhos, com intervalo mínimo de 15 dias entre um olho e outro. Já a tomografia de coerência óptica é um exame não invasivo para o diagnóstico da doença nos dois olhos. A proposta é detectar sinais microscópicos de alterações precoces da retina. “A expectativa é de que a comunidade já possa ter acesso aos tratamentos.”
A degeneração macular relacionada à idade é uma doença progressiva que acomete a área central da retina, onde as imagens são formadas, levando invariavelmente à perda da visão central. O principal fator de risco é o aumento da idade. A doença pode ser classificada como seca, responsável pela maior parte dos casos (85%-90%), ou úmida (10%-15%), segundo dados do Ministério da Saúde.
Informações
O Sistema Único de Saúde (SUS) é composto pelo Ministério da Saúde, Estados e municípios, conforme determina a Constituição Federal. Cada ente tem suas corresponsabilidades. Para ter acesso às informações, basta acessar o site oficial do SUS (clique aqui). Além disso, há informações disponíveis à comunidade no blog da Saúde (clique aqui), criado especialmente para atender a demanda nacional.
Redes Sociais
Facebook | Instagram | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.
Informações:
Anselmo Dequero
Assessoria de Imprensa
jornalismo@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
(11) 999592 5118