SP tem maior número de acidentes com escorpiões em 30 anos

Compartilhar

SÃO PAULO – O Estado de São Paulo registrou em 2018 o maior número de acidentes com escorpiões dos últimos 30 anos (30.707 casos, além de 13 mortes). A confirmação consta do relatório do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), órgão da Secretaria da Saúde, encaminhado ao presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Edmir Chedid (DEM).

Segundo o parlamentar, nos primeiros dois meses deste ano, 4.025 casos já haviam sido contabilizados no Estado, incluindo dois óbitos. “O relatório do Centro de Vigilância Epidemiológica comprova que a curva de notificações se mantém em ascensão desde 2012. Por esse motivo, desde o ano passado tenho intensificado o alerta à comunidade por meio de redes sociais”, completou.

Além das redes sociais, o parlamentar também tratou sobre o tema em entrevistas às emissoras de rádio e tevê, principalmente as do Circuito das Águas e da Região Bragantina. “Pude alertar sobre o período do verão (dezembro a março), época em que se exige maior atenção e cuidado em relação aos acidentes com escorpiões; o clima úmido e quente é ideal para o animal”, afirmou.

Para evitar a entrada de escorpiões em apartamentos e casas, a vigilância epidemiológica recomenda o uso de telas em ralos de chão, pias e tanques, além da vedação de frestas nas paredes e utilização de soleiras nas portas. “Outras medidas são afastar camas e berços das paredes e examinar roupas e calçados antes de usá-los; todo cuidado é necessário para evitar acidentes”, concluiu.

 

Como Proceder
Em caso de acidente com escorpião, Edmir Chedid disse que é preciso procurar por atendimento médico e, se possível, levar o animal ou uma imagem para identificação da espécie, permitindo uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente. “Nem todo caso desse tipo tem indicação para uso do soro. Não deixe de notificar os órgãos públicos ao encontrar escorpiões”, finalizou.

 

Redes Sociais
Facebook | Instagram | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

Informações:
Anselmo Dequero
Assessor de Imprensa
jornalismo@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
(11) 99592 5118

Rolar para cima
Precisa de ajuda?