SÃO PAULO – O governo estadual, por meio do Centro Paula Souza (CPS), abriu inscrições para o ensino médio profissionalizante a distância na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O curso, que também atende às reivindicações do deputado Edmir Chedid (União), é gratuito e totalmente on-line. “Na prática, representa uma alternativa quem não tem certificação do ensino médio”, disse.
De acordo com o parlamentar, esta é uma oportunidade para os que pretendem fazer um curso técnico ou ingressar no ensino superior. “É importante destacar que não há limite de vagas e não é necessário participar de processo seletivo para realizar o ensino médio profissionalizante a distância. Espero que todos possam se inscrever e garantir o diploma do ensino médio”, acrescentou.
O prazo para as inscrições termina em 11 de setembro. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos e ensino fundamental completo. As inscrições devem ser feitas pelo site eja.cps.sp.gov.br; após preencher a ficha, o interessado receberá um e-mail de confirmação com outro link para completar o cadastro. Na página deverão ser inseridas cópias digitais legíveis dos documentos exigidos.
A formação é oferecida na modalidade de Educação a Distância (EaD), no modo autoinstrucional, em que o participante estuda por conta própria (sem o acompanhamento de tutores). O material didático disponibilizado pelo Centro Paula Souza inclui agendas de estudo com vídeos, textos e exercícios com correção comentada à disposição do estudante no ambiente virtual de aprendizagem.
Formação profissional
A novidade na edição 2023 do EJA EaD é a oferta do quinto itinerário profissionalizante em Assistente de Planejamento, além das quatro áreas comuns do conhecimento contempladas pelo curso: Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Arte e Inglês (Área 1); História, Geografia, Sociologia e Filosofia (Área 2); Matemática (Área 3); Física, Química e Biologia (Área 4).
Após obter aprovação nos exames presenciais, o concluinte recebe o certificado de Ensino Médio com qualificação profissional. As provas serão aplicadas em oito Escolas Técnicas Estaduais (Etecs): Campinas, Matão, Novo Horizonte, São José do Rio Preto, São Paulo, São Pedro, Sorocaba e Votuporanga). Além do EJA, o CPS oferece outras opções de cursos na modalidade EaD (clique aqui).
Redes Sociais
Facebook | Flickr | Instagram | TikTok | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.
Informações
Anselmo Dequero
Assessor de Imprensa
imprensa@edmirchedid.com.br
(11) 99952 1200