SÃO PAULO – O deputado Edmir Chedid (União), membro efetivo da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), destacou nesta quarta-feira (31) a importância de se ampliar as discussões sobre a prevenção ao suicídio. Também declarou que a sociedade deve estar mais atenta aos sinais de comportamento suicida. No Brasil, cerca de 13 mil morrem todos os anos por suicídio.
As declarações do parlamentar ocorreram em razão do Setembro Amarelo, campanha anual de prevenção ao suicídio instituída oito anos atrás em nível nacional. “A maioria dos suicídios infelizmente está relacionada a distúrbios mentais, como depressão e transtorno bipolar. Por esse motivo, é preciso que este assunto seja tratado com frequência a fim de reduzirmos as estatísticas”, afirmou.
“Neste período pós-pandemia, por exemplo, temos que manter os mesmos cuidados que adotamos nos últimos anos durante a época mais crítica da Covid-19. Nesse período, muitas pessoas ficaram sozinhas e completamente isoladas. Esse é apenas um exemplo, repito. Mas temos que estar atentos para assegurar a saúde mental das pessoas que convivem conosco diariamente”, disse o parlamentar.
O mês de setembro foi escolhido em razão do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio – que ocorre no dia 10. “Segundo especialistas, na maioria das vezes, pequenas mudanças de comportamento podem ser indícios de sintomas de um quadro mais grave, que infelizmente pode evoluir para o suicídio. O diagnóstico precoce, o tratamento e o acompanhamento são considerados essenciais”, concluiu.
A campanha Setembro Amarelo é realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina. A atividade ganhou a adesão de entidades e órgãos públicos, desdobrando-se em diversas ações pelo país. Neste ano, o tema é “A Vida é a Melhor Escolha!”. A iniciativa recebeu ainda o apoio de Edmir Chedid e do escritório do União Brasil, em Bragança Paulista.
Para mais informações, acesse:
https://www.setembroamarelo.com/
Redes Sociais
Facebook | Flickr | Instagram | TikTok | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.
Informações
Assessoria de Imprensa
imprensa@edmirchedid.com.br
(11) 99592 5118