Seminário sobre AVC será realizado na Assembleia Legislativa nesta quinta, 04

Compartilhar

SÃO PAULO – A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) realiza na quinta-feira (04), às 16h, o “Seminário sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC): Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Reabilitação”. Este evento, promovido pelo deputado Edmir Chedid (União), tem por objetivo ampliar as discussões relacionadas à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento de pacientes com AVC.

O seminário contará com a participação dos principais especialistas sobre o tema no país, que irão apresentar os avanços nos tratamentos de reabilitação disponíveis à população. “Uma oportunidade para avançarmos nas discussões sobre o AVC e de que maneira poderemos assegurar melhorias no atendimento à comunidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse.

Edmir Chedid explicou que serão quatro painéis relacionados aos estudos mais recentes sobre o tema. “Todos os especialistas – ao todo, nove profissionais da área da saúde – confirmados para este evento apresentarão seus estudos mais recentes a fim de ampliarmos as discussões referentes ao tema no parlamento paulista. Esta atividade é inédita em nível estadual”, declarou.

O evento será entre 16h e 20h no Auditório Teotônio Vilela do Palácio 09 de Julho – sede da Assembleia Legislativa –, no Ibirapuera, zona sul da capital. O seminário será presencial (com capacidade máxima para 200 pessoas; é necessário realizar a inscrição on-line), mas também contará com transmissão simultânea pelo canal da Rede Alesp no YouTube (youtube.com/alespoficial).

“No ano passado fui vítima do AVC. Desde então, convivo com outras pessoas que passaram pelo mesmo problema e noto a dificuldade que todos encontraram em garantir tratamento gratuito, eficaz e de qualidade na rede pública estadual de saúde. O Estado precisa avançar urgentemente nesta questão; o seminário é uma tentativa de promover melhorias”, explicou o parlamentar.

Imagem: Deputado Edmir Chedid é o responsável pela organização do evento na Alesp.

INSCREVA-SE
Para participar, clique aqui.

Frente Parlamentar
Para manter as discussões relacionadas ao tema, o deputado Edmir Chedid solicitou à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a criação da Frente Parlamentar pelo Enfrentamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC). A finalidade é garantir a continuidade dos debates relacionados à promoção, ampliação e consequente manutenção de políticas públicas em benefício da comunidade.

“A Frente Parlamentar é a associação de deputadas e deputados, de caráter suprapartidário, destinada a promover, em parceria com os representantes da sociedade civil e de órgãos públicos, a discussão e o aprimoramento da legislação e de políticas públicas para o Estado de São Paulo relacionadas a um determinado setor; e, neste caso, relacionado ao enfrentamento do AVC”, comentou.

“Na prática, a intenção desta atividade é justamente reunir todas as sugestões das deputadas e dos deputados sobre o tema. Desta forma, poderemos chegar à elaboração de propostas que sejam mais condizentes com as necessidades identificadas entre a nossa comunidade, principalmente da que utiliza os serviços gratuitos do Sistema Único de Saúde (SUS)”, acrescentou o parlamentar.

Atualmente, Edmir Chedid integra como membro efetivo oito frentes parlamentares no Poder Legislativo; também é o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Turismo, das Estâncias e dos Municípios de Interesse Turístico (MITs) do Estado de São Paulo – o lançamento desta Frente Parlamentar ocorrerá em oito de maio no Palácio 9 de Julho, sede da Assembleia Legislativa.

PROGRAMAÇÃO
Painel 1 | PREVENÇÃO
Palestrante: Dr. Wagner Mauad Avelar

Médico Neurologista Vascular do Hospital das Clínicas da Unicamp
“O que é o AVC, quais os tipos e como perceber sua ocorrência; estilo de vida, fatores de risco e prevenção”


Painel 2 | DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
Palestrante: Dr. Rogério Tuma
Médico Neurologista
“Identificação e tempo de socorro; investigação e tratamento”

Palestrante: Dra. Joyce Maria Annichino Bizzacchi
Presidente da Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia (SBTH)
“Uso de medicamentos anticoagulantes em pacientes que tiveram AVC isquêmico”

Palestrante: Dr. Sergio Belczack
Médico especialista em Angioradiologia e Cirurgia Endovascular
“Pós-Alta (cuidados e complicações)”


Painel 3 | AVC NA PERSPECTIVA SUS
Palestrante: Dra. Elisabete Liso
Médica Neurologista (Secretaria de Estado de Saúde)
“Políticas Públicas ao AVC”

Palestrante: Dr. Ralf Braga Barroso
Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Neurofuncional
“Linha de cuidado ao paciente com AVC no Sistema Único de Saúde”


Painel 4 | TERAPIAS DE REABILITAÇÃO
Palestrante: Dra. Leticia Moraes de Aquino
Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Neurofuncional (adulto e idoso); representante do CREFITO3
“Fisioterapia e Mobilidade”

Palestrante: Dra. Samira Mercaldi Rafani
Terapeuta ocupacional; representante do CREFITO3
“O Papel da Terapia Ocupacional”

Palestrante: Dra. Giovana Diaféria
Fonoaudióloga; conselheira do CREFONO2
“Fonoaudiologia: Deglutição, Fala e Linguagem”

SERVIÇO
Seminário sobre Acidente Vascular Cerebral
Data: 04/04/2024
Horário: das 16h às 20h
Local: Auditório Teotônio Vilela
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera
Informações: 11.3886 6787 e 11.3886 6791

Redes Sociais
Facebook | Flickr | Instagram | TikTok | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

Informações
Anselmo Dequero
Assessor de Imprensa
imprensa@edmirchedid.com.br
(11) 99952 1200

SÃO PAULO, 01/04/2024

Rolar para cima