CARNAVAL – O Ministério da Saúde suspendeu a distribuição de kits do autoteste do HIV em sete municípios do Estado de São Paulo devido a falhas identificadas que dificultam a interpretação do resultado. A decisão consta de relatório encaminhado nesta segunda-feira (04) para o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Edmir Chedid (DEM).
A suspensão é válida para Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto e São Paulo. “Estes municípios participam do projeto piloto do Ministério da Saúde para detectar o vírus do HIV. Também foram suspensos os kits em Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador”, afirmou.
Edmir Chedid explicou ainda que a medida é preventiva e ocorre depois de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) encontrar falhas que dificultam a interpretação do resultado. “A agência realizou o teste a pedido do Ministério, devido a relatos de problemas na finalização do resultado de dois lotes do total de 98 adquiridos. Cada lote tinha quatro mil testes.”
O diagnóstico ocorre após o paciente colocar uma pequena quantidade de sangue em um dispositivo, que possui linhas de controle como em um teste de gravidez. “Quem fizer o autoteste deve observar essas linhas. Caso estejam ausentes, o que torna o teste inválido, a pessoa deve procurar os locais onde pegou o produto para realizar outro tipo de teste”, completou.
Redes Sociais
Facebook | Instagram | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.
Informações:
Anselmo Dequero
Assessor de Imprensa
jornalismo@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
(11) 99592 5118