SAMUVet: Parlamentar sugere programa ao governo estadual

Compartilhar

SÃO PAULO – O governo do Estado de São Paulo poderá implantar um programa destinado ao atendimento móvel de urgência veterinária, segundo proposta do deputado Edmir Chedid (DEM) à Assembleia Legislativa (Alesp). A iniciativa tem por finalidade garantir o atendimento gratuito para os animais vítimas de trauma ou de doenças clínicas que vivem sem os cuidados de um tutor.

O SAMUVet – nome pelo qual a proposta ficou conhecida – consiste na doação de uma ambulância destinada para o Suporte Avançado de Vida (SAV) pelo governo aos municípios. O veículo deverá estar equipado com os materiais destinados à emergência e urgência, como Desfibrilador Externo Automático, monitor cardíaco, oxímetro e sistema de aspiração e oxigenação.

“Esta equipe também vai oferecer apoio ao resgate de animais silvestres que, depois de estabilizados, serão encaminhados às entidades de proteção. Os animais domiciliados são de responsabilidade legal de seus tutores, conforme previsto em Lei. Muitas prefeituras precisam desse apoio do governo para garantir a implementação do serviço”, complementou Edmir Chedid.

Na ocasião, o parlamentar destacou que, além da doação, caberá ao governo estadual o repasse de recursos financeiros para que as prefeituras possam manter as equipes de profissionais do programa. “O governo do Estado também será responsável pela manutenção do serviço, conforme sugestão que apresentei à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo”, completou.

A proposta parlamentar está fundamentada em um projeto instituído pela prefeitura de Bragança Paulista. O serviço criado pela administração pública municipal conta com um veículo tipo VAN totalmente estruturado com equipamentos ao atendimento de animais. “O trabalho do prefeito Jesus Chedid e do vice Amauri Sodré poderá servir como exemplo ao Estado”, disse.

Disponível em Áudio e Vídeo

 

Bragança Paulista
Em nível municipal, o serviço de atendimento móvel de urgência veterinária funciona 24h com o resgate de animais em situação crítica. O SAMUVet pode ser acionado pelo telefone 11.94304 1312, que também possibilita o envio de mensagens pelo WhatsApp. Por meio deste aplicativo, também é possível realizar o envio de mensagens, fotos ou vídeos do animal acidentado.

 

Redes Sociais
Facebook | Flickr | Instagram | Twitter | YouTube
Pelo celular, no WhatsApp.

Informações:
Anselmo Dequero
Assessor de Imprensa
jornalismo@edmirchedid.com.br
(11) 99592 5118

Rolar para cima