Região Bragantina discute com Estado flexibilização da quarenta

Compartilhar

SÃO PAULO – Os gestores públicos do Circuito das Águas e da Região Bragantina voltaram a defender nesta segunda-feira (25) ao governo estadual a flexibilização das medidas adotadas para conter a disseminação da pandemia do coronavírus. A defesa ocorreu em uma reunião virtual realizada pelas secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico e de Direitos da Pessoa com Deficiência em consideração às solicitações do deputado Edmir Chedid (DEM).

De acordo com o parlamentar, a reunião serviu para que prefeitos e vice-prefeitos pudessem apresentar críticas às medidas adotadas em nível estadual, assim como sugestões que poderão integrar um documento com regras para auxiliar municípios na elaboração de protocolos locais de flexibilização. “A ideia é garantir autonomia para as atividades realizadas pelas prefeituras em relação às medidas adotadas pelo governo estadual a partir do próximo mês”, disse.

Edmir Chedid afirmou ainda que, a partir de 1º de junho, o governo estadual deverá publicar um decreto reconhecendo a importância das medidas de flexibilização aos municípios que efetivamente estejam cumprindo as regras de isolamento ou registrando poucos casos de pacientes diagnosticados com a Covid-19. “Na ocasião, pudemos demonstrar a necessidade da reabertura gradual das atividades econômicas, que será feita com critérios técnicos”, completou.

As discussões relacionadas ao retorno das atividades do comércio, dos serviços e das demais operações consideradas não essenciais nos municípios durante a pandemia do coronavírus estiveram pautadas em dados da Secretaria de Estado da Saúde. “Afinal, não podemos aceitar que a flexibilização resulte em mais prejuízos à saúde pública, que já está bastante carregada nos grandes centros urbanos, como São Paulo. Tudo será feito com muito cuidado”, comentou.

 

Reunião
A reunião virtual contou com o deputado Edmir Chedid, a secretária de Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, o presidente do InvestSP, Wilson Mello, e com prefeitos e vice-prefeitos de mais 10 municípios do Circuito das Águas e da Região Bragantina, como Serra Negra e Bragança Paulista, respectivamente. Atibaia, Águas de Lindoia, Bom Jesus dos Perdões, Joanópolis e Pedra Bela também foram convidadas, mas não participaram da reunião virtual.

Edmir Chedid disse que as solicitações para a reunião virtual ocorreram em diversas ocasiões nas últimas semanas, tendo sido confirmada somente no sábado, 23. Por isso, o parlamentar agradeceu o governador João Doria (PSDB), o vice-governador e secretário de Estado de Governo, Rodrigo Garcia (DEM), e ainda o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, por atenderem as demandas do Circuito das Águas e da Região Bragantina.

“Os gestores municipais que atenderam ao convite e à reivindicação feita pela própria comunidade deverão encaminhar ao governo estadual as sugestões referentes à flexibilização da quarentena nos municípios. O material também será avaliado pelo secretário Marco Vinholi, que integra o Comitê de Gestão do Coronavírus instituído para analisar as atividades, dados estatísticos e promover os benefícios aos municípios”, concluiu o deputado Edmir Chedid.

 

Estatísticas
Os municípios do Circuito das Águas e da Região Bragantina possuem 1.191 casos notificados da Covid-19. Do total de casos, 705 foram descartados e 372 confirmados; 114 ainda estão em investigação pelas secretarias municipais de saúde. Os dados estatísticos se referem ao domingo, 24. Neste período, 20 pessoas morreram em decorrência da doença (outros quatro óbitos estão sendo investigados). Os números já constam da base de dados do Estado.

(Os dados se referem a Águas de Lindoia, Amparo, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Joanópolis, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Serra Negra, Socorro, Tuiuti e Vargem).

 

Redes Sociais
Facebook | Instagram | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

 

Informações:
Anselmo Dequero
Assessor de Imprensa
jornalismo@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
(11) 99592 5118

Rolar para cima