Poupatempo já emite modelo atualizado da CNH

Compartilhar

SÃO PAULO – O Estado de São Paulo começou a emitir nesta quarta-feira (01) o modelo atualizado da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A partir de agora, todos os motoristas que realizarem o serviço de forma on-line pelos canais eletrônicos do Poupatempo ou do Detran.SP, ou agendarem o atendimento presencial, terão acesso à versão atualizada do documento.

Segundo o deputado Edmir Chedid (União), essa mudança atende a Resolução 886, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e altera características da identidade visual da carteira de motorista. “O documento passou a ser emitido em tons de verde e amarelo. Além disso, é possível incluir o nome social, para quem já possui essa opção no RG”, disse.

“Também é possível incluir a filiação afetiva e o uso do código MRZ, que permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos. O documento apresenta uma tabela com imagens que indicam os tipos de veículo que o condutor está apto a dirigir. No verso, o documento apresenta texto em português, inglês e espanhol”, completou.

Para condutores que possuem a CNH definitiva, o documento mostra a letra “D”. Já para os permissionários, a letra é apresentada será a “P”. A naturalidade e a nacionalidade do motorista, itens que não tinham no modelo anterior, passam a constar na habilitação. Informações sobre possíveis restrições médicas e outras informações adicionais continuam presentes.

Poupatempo
A carteira de motorista mantém o QR Code, disponível nos documentos emitidos a partir de 2017, e que pode ser acessada pelo celular por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), do governo Federal. Tanto a versão física quanto a versão on-line do documento são válidas em todo o país. Para ser atendido presencialmente no Poupatempo é preciso agendar data e hora previamente, pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital ou nos totens de autoatendimento.

Redes Sociais
Facebook | Flickr | Instagram | TikTok | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

Informações:
Anselmo Dequero
Frank Toogood

Assessoria de Imprensa
imprensa@edmirchedid.com.br
(11) 99592 5118

Rolar para cima