Plataforma digital fará ranking de municípios turísticos do Estado

Compartilhar

SÃO PAULO – O deputado Edmir Chedid (DEM) considerou positiva na quinta-feira (08) a iniciativa do Poder Executivo, desenvolvida por intermédio da Secretaria de Turismo, que resultou na criação da plataforma digital para analisar os atrativos dos municípios do Estado de São Paulo; os dados contribuirão para a análise e classificação dos municípios estância e dos de interesse turístico (MITs).

A criação da plataforma digital está fundamentada nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar 1.261/2015, que determina as condições necessárias para a classificação das estâncias e dos Municípios de Interesse Turístico. “A partir desta Lei Complementar, a Secretaria de Turismo optou por realizar um ranking técnico para garantir a análise justa entre os municípios paulistas”, completou.

Edmir Chedid explicou que essa mudança na legislação estadual referente à classificação dos municípios turísticos possibilita mais transparência para a análise técnica avançada. “Além disso, atende ainda às demandas previstas pelo sistema chamado DadeTur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), que considero fundamental para o desenvolvimento do setor”.

Na primeira fase desse processo, os municípios receberão por e-mail um formulário de credenciamento, que deverá ser preenchido e assinado pelo prefeito. O prazo para cumprir esta etapa vai até quinta-feira (15); em um segundo momento, será enviado um link e uma senha para acessar a plataforma, também por e-mail. “É preciso que todos estejam muito atentos ao prazo estipulado”, disse.

Imagem: Iniciativa do governo estadual recebeu apoio de Edmir Chedid, considerado o deputado do turismo.

 

Processo
O parlamentar ressaltou que cada município deverá escolher um interlocutor para ser o responsável pela inserção dos dados técnicos na plataforma digital, criada pela coordenadoria de Turismo da Pasta. Também deverá ser indicado um representante do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), que poderá visualizar e acompanhar as informações prestadas pelo município sem poder modificá-las.

“Todo esse processo será fundamental para que o governo do Estado possa, a partir de outubro, integrar esse sistema no Programa de Desenvolvimento Regional de Turismo. Afinal, atualmente este tem sido um dos principais setores de crescimento da economia não somente pra os municípios estância e os de interesse turístico, mas para todo o Estado de São Paulo”, finalizou Edmir Chedid.

 

Redes Sociais
Facebook | Instagram | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

Informações:
Anselmo Dequero
Assessor de Imprensa
jornalismo@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
(11) 99592 5118

Rolar para cima