Parlamentar reitera importância de eliminar criadouros do Aedes aegypti

Compartilhar

SÃO PAULO – O deputado Edmir Chedid (União) reiterou nesta quinta-feira (08) a importância da ampliação de atividades instituídas com o intuito de eliminar o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti. As picadas deste inseto causam doenças, como dengue, chikungunya e zika, que são um perigo para suas vítimas e costumam assolar o país principalmente no verão.

“É fundamental que a comunidade dedique alguns minutos do dia para eliminar os focos, auxiliando na luta contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Existem conteúdos na rádio (bit.ly/3Bjj05a), tevê (bit.ly/3h7rk0Q) e internet (bit.ly/3Pax86h) com informações sobre a proliferação do mosquito, bem como medidas preventivas”, afirmou o parlamentar.

De acordo com o parlamentar, ações simples no próprio quintal de casa podem ajudar no combate ao mosquito. “Evitar água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de planta; manter a caixa d’água sempre fechada e realizar limpezas periódicas; vedar poços e cisternas; e descartar o lixo de forma adequada são exemplos de medidas que podem ser adotadas a fim de evitar que o mosquito transmissor coloque seus ovos”, destacou.

“A equipe da saúde tem um papel muito importante nessa batalha contra o mosquito, para que a situação seja mantida sob controle e a população não fique vulnerável devido aos sintomas mais simples, como dores de cabeça, até os mais severos, como erupções, coceira na pele e manchas vermelhas pelo corpo”, concluiu. 

Sintomas
Os sintomas incluem febre de início abrupto, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele e manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais. A orientação é a de procurar os postos ou Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mais perto da residência assim que surgirem os primeiros sintomas.

Redes Sociais
Facebook | Flickr | Instagram | TikTok | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

Informações
Guilherme Dantas
Assessoria de Imprensa
imprensa@edmirchedid.com.br
(11) 3886 6787

Rolar para cima
Precisa de ajuda?