SÃO PAULO – A unidade móvel do Poupatempo, implantada pelo governo estadual para facilitar o acesso do cidadão às informações e aos serviços públicos, deverá expandir suas atividades nos municípios do Circuito das Águas e da Região Bragantina. A medida atende a reivindicação do deputado Edmir Chedid (DEM), responsável pela implantação da unidade fixa de Bragança Paulista.
De acordo com o parlamentar, entre os principais serviços prestados pela unidade móvel estão os de emissão de atestados de antecedentes criminais e de carteira de identidade (RG), bem como os de segunda via de contas públicas e registro de Boletim de Ocorrência Eletrônico. Também é possível fazer consulta de multas de trânsito e de pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
“O Poupatempo Móvel é um serviço itinerante destinado a atender à população que reside em locais distantes dos postos fixos do Poupatempo, como os localizados na capital, em municípios sede das regiões metropolitanas ou das regiões de governo. Por isso, reafirmei a importância deste programa para municípios do Circuito das Águas e da Região Bragantina”, comentou o parlamentar.
Somente neste ano, a unidade móvel já atendeu Franco da Rocha (Região Metropolitana de São Paulo), bem como os bairros de Perus e de Vila Prudente, nas zonas norte e leste da capital paulista, respectivamente. “Nestes locais, foram realizados cinco mil atendimentos. A expectativa agora é de que possam atender os moradores do interior, conforme reivindicação que apresentei ao Estado.”
Atendimentos
As unidades móveis do Poupatempo atenderam 64,5 mil cidadãos somente na Grande São Paulo, no ano passado. Este número representa um crescimento de 25% sobre o total de 51,4 mil serviços prestados em 2017. “Nos últimos quatro anos, as unidades móveis prestaram 193,9 mil atendimentos, incluindo os do interior paulista. Este número precisa crescer ainda mais neste ano”, concluiu.
O atendimento é prestado numa carreta que ocupa uma área total de 150 m², adaptada para prestar os principais serviços do Poupatempo. A unidade móvel possui 17 terminais de atendimento interligados em rede e conta com um elevador para garantir acessibilidade aos idosos e às pessoas com deficiência física.
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Anselmo Dequero
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