Parlamentar pede ampliação de programa de saúde à Região Bragantina

Compartilhar

SÃO PAULO – Com a intenção de garantir atendimento para as mulheres que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS), o deputado Edmir Chedid (DEM) reiterou na sexta-feira (08) ao governo estadual a ampliação das atividades do Programa Mulheres de Peito aos municípios que integram o Circuito das Águas e a Região Bragantina.

De acordo com o parlamentar, o programa oferece mamografias gratuitas e sem necessidade de pedido do exame pelo médico para as mulheres entre 50 anos e 69 anos de idade. “Atualmente, o governo estadual possui oito carretas circulando pelos municípios, aumentando a possibilidade de ampliar as ações para nossa comunidade”, disse.

Desde o início deste mês, a governo estadual ampliou de quatro para oito o número de carretas do Programa Mulheres de Peito. Com isso, as unidades passarão a ter custo anual de R$ 19 milhões, sendo R$ 2,3 milhões por unidade. “Num único mês será possível atender até 19 municípios paulistas, de acordo com a Secretaria da Saúde”.

Edmir Chedid explicou que as carretas funcionam em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem, responsável por fornecer equipamentos para auxílio de diagnóstico a diversos hospitais estaduais. “Também cabe ao parceiro disponibilizar a equipe multidisciplinar de profissionais”, completou.

 

Atendimentos
Neste ano, as carretas percorreram 63 municípios e realizaram 33,4 mil mamografias, 398 ultrassonografias e 17 biópsias; 27 mulheres foram encaminhadas para a continuidade do tratamento em unidades estaduais de saúde. Desde o início do programa, em 2014, até o momento, as carretas já percorreram mais de 300 municípios.

 

Logística
Para atender mais municípios, o sistema será aprimorado. Em municípios menores, a carreta atenderá por até sete dias e, nos maiores, por 15 dias ou mais. A estratégia foi definida para melhor atender as pacientes e aumentar o alcance do projeto. Os exames são realizados de segunda à sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados.

 

Redes Sociais
Facebook | Instagram | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

Informações:
Anselmo Dequero
Assessor de Imprensa
jornalismo@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
(11) 99592 5118

Rolar para cima