Parlamentar destaca à comunidade a importância do Junho Vermelho

Compartilhar

SÃO PAULO – O deputado Edmir Chedid (DEM) destacou nesta quarta-feira (05) a importância da Campanha Junho Vermelho, instituída com a finalidade de incentivar a doação de sangue. De acordo com o parlamentar, é justamente nesta época do ano que as unidades de saúde registram queda em seus estoques.

Pesquisa realizada em 2017 apontou que 92% dos brasileiros disseram não ter doado sangue em junho de 2016 e 2017. “Junho é o período em que as temperaturas caem, propiciando aumento da incidência de infecções respiratórias, além da temporada de provas e início das férias escolares. Por isso, é o período em que se costuma registrar quedas significativas nos estoques dos bancos de sangue.”

Edmir Chedid explicou que, além destes fatores, os feriados e dias chuvosos também impactam negativamente os hemocentros, que costumam registrar queda de 30% em seus estoques no período. “Desta forma, devemos incentivar esta atividade que incentiva justamente a doação de sangue nesta época do ano”, afirmou.

O parlamentar explicou que a pesquisa também demonstrou que 39% dos brasileiros admitem não saber qual seu tipo de sangue. O estudo, que ouviu 2.771 entrevistados em todo o país, provou que o desconhecimento é maior entre os homens (44%) do que entre as mulheres (35%). “A maioria dos jovens (52%), na faixa dos 16 aos 24 anos, também desconhece esse aspecto de seu próprio corpo.”

 

Recomendação
A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que cada país tenha entre 3% e 5% de sua população doadora de sangue. No Brasil, o índice fica em 1,8%, enquanto em alguns países da Europa, cerca de 7%. “O Dia Mundial do Doador de Sangue será comemorado no dia 14 de junho”, complementou.

 

Redes Sociais
Facebook | Instagram | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

Informações:
Anselmo Dequero
Assessor de Imprensa
jornalismo@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
(11) 99592 5118

Rolar para cima