SÃO PAULO – A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que teve início nesta quarta-feira (10), deverá atingir pelo menos 90% dos grupos elegíveis, informou o ex-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Edmir Chedid (DEM). A mobilização seguirá até 31 de maio em postos e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) conforme cronograma do Ministério da Saúde.
Nesta primeira fase da campanha – até o dia 18 de abril –, o parlamentar explicou que a principal finalidade é imunizar as crianças com idade entre um ano de idade e seis anos de idade, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). “A partir do dia 22 de abril, todo o público-alvo da vacinação poderá receber a dose da vacina gratuitamente”, completou.
O público-alvo da campanha é constituído por trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores e pessoas com condições clínicas especiais, jovens de 12 anos de idade a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e as pessoas privadas de liberdade. “Estes grupos são definidos segundo recomendações da Organização Mundial da Saúde”, afirmou.
Edmir Chedid disse que a organização considera ainda os estudos epidemiológicos e o comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. “Em relação ao ano passado, houve alteração de duas cepas na vacina. Por isso, o ministério recomenda que os grupos selecionados, ainda que já tenham sido imunizados, recebam novamente a dose este ano”, concluiu.
Redes Sociais
Facebook | Instagram | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.
Informações:
Anselmo Dequero
Assessor de Imprensa
jornalismo@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
(11) 99592 5118