Morungaba e Pedreira terão artesãos cadastrados pelo Estado

Compartilhar

SÃO PAULO – O governo do Estado, por meio da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, iniciou nesta segunda-feira (26) a atividade de cooperação institucional com as prefeituras de Morungaba e Pedreira (Região Metropolitana de Campinas) com o intuito de cadastrar os artesãos do município. A iniciativa também contempla reivindicação do deputado Edmir Chedid (DEM).

A atividade de cooperação, instituída pela Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), prevê o intercâmbio de informações e o mapeamento das atividades desempenhadas pelos profissionais em nível municipal. “Na prática, trata-se de uma contribuição mútua criada para garantir o desenvolvimento de atividades, gerando mais trabalho e renda à comunidade.”

De acordo com o parlamentar, esta iniciativa é necessária para estimular os artesãos quanto à produção e exposição para a venda de produtos artesanais, que contribuem significativamente com a economia local. “Este é o primeiro passo para que o governo do Estado possa efetivamente conhecer a produção artesanal, divulgar o trabalho dos profissionais e garantir apoio”, completou.

A atividade de cooperação institucional está fundamentada na formação de Agentes de Cooperação, funcionários da administração pública municipal que atuarão como interlocutores nas relações entre a Secretaria de Estado, por meio da Sutaco, o município e os artesãos. A Sutaco será a responsável pelo treinamento gratuito e a prática de capacitação dos Agentes de Cooperação.


Contrapartida

As prefeituras de Morungaba e Pedreira terão de enviar, mediante ofício de apresentação e na data agendada, os servidores que serão treinados como Agentes de Cooperação e terão a função de realizar o cadastramento dos artesãos e demais ações pertinentes, intermediando as relações entre a Secretaria de Estado e o município. Também serão as responsáveis pelo envio da ficha de cadastro.

 

Redes Sociais 
Facebook | Google + | Instagram | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

Informações:
Anselmo Dequero
Assessoria de Imprensa
jornalismo@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
(11) 94520 4634

Rolar para cima
Precisa de ajuda?