Março Lilás: Edmir Chedid apoia campanha nacional do câncer do colo do útero

Compartilhar

SÃO PAULO – O deputado Edmir Chedid (União) reiterou nesta quinta-feira (29) a importância da Campanha Março Lilás, lançada em nível nacional para conscientizar a população feminina sobre o câncer de útero. A doença é a terceira mais frequente entre a população feminina em todo o país – atrás do câncer de mama e de colorretal – e a quarta causa de morte de mulheres.

Com base nesta estatística do Ministério da Saúde, o parlamentar declarou que instituições privadas e órgãos públicos – federais, estaduais e municipais – irão intensificar durante este mês as informações referentes à prevenção a fim de reduzir os números da doença entre a população feminina. “Afinal, a prevenção ainda é a melhor forma de garantir a diminuição de mortes”, disse.

Edmir Chedid destacou que é preciso intensificar as informações sobre as formas de cuidados, bem como os sintomas iniciais da doença. “Os órgãos públicos, por exemplo, irão disponibilizar orientações de prevenção, acompanhamento ambulatorial, de exames diagnósticos até dos procedimentos cirúrgicos, químio e radioterapêuticos por meio do SUS, gratuitamente”, acrescentou.

A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV para meninas entre nove e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos, na rede pública de saúde, podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais; outra forma de evitar a doença é diminuir o risco de contágio pelo HPV. Além disso, o exame preventivo deve ser feito periodicamente pelas mulheres.

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), vinculado ao Ministério da Saúde para o controle do câncer no país, o Brasil registrou mais 16.710 casos de câncer de colo do útero no triênio 2020/2022. “Fiquem atentos e compartilhem as informações com amigas e familiares. Juntos, podemos mudar as estatísticas sobre a doença em todo o país”, finalizou Edmir Chedid.

Imagem: Câncer de útero é a terceira doença mais frequente entre a população feminina em todo o país.

Redes Sociais
Facebook | Flickr | Instagram | TikTok | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

Informações
Anselmo Dequero
Assessor de Imprensa
imprensa@edmirchedid.com.br
(11) 99952 1200

SÃO PAULO, 29/02/2024

Rolar para cima