SÃO PAULO – O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Alesp), deputado Edmir Chedid (DEM), destacou nesta quinta-feira (10) a importância da campanha Janeiro Branco, desenvolvida no país com a finalidade de alertar a sociedade sobre os cuidados com a saúde mental. A iniciativa recebeu o apoio dos Conselhos Regionais de Psicologia e dos órgãos governamentais.
Com um dos maiores índices de ansiedade e depressão do mundo, o Brasil ocupa hoje o oitavo lugar em incidência de suicídios. “Além de debilitar a saúde mental dos pacientes, os transtornos mentais também são um importante fator na taxa mundial de mortalidade, como a depressão”, completou o parlamentar.
Edmir Chedid explicou que, na prática, a intenção é fazer com que o mês de janeiro seja um marco temporal estratégico para que todas as pessoas possam refletir, debater e planejar atividades em prol da saúde mental e da felicidade em suas vidas. “Serve como alerta à sociedade! Falar sobre a saúde mental é uma questão de saúde pública, sendo tão normal quanto ir a outro médico”, disse.
A campanha Janeiro Branco visa derrubar o preconceito ao redor do tema e trazer qualidade de vida para o cidadão. “Seja por medo, vergonha ou mesmo desconhecimento sobre a atuação de um psicólogo, por exemplo, a campanha tem esse papel que considero fundamental: chamar a atenção para o fato de que falar sobre os sentimentos não pode ser uma ação exclusiva aos consultórios.”
Site
O portal Janeiro Branco (clique aqui) apresenta uma série de informações que pode auxiliar a sociedade sobre os cuidados com a saúde mental. Além disso, apresenta exemplos de iniciativas que podem contribuir com as discussões sobre o tema, essenciais para o desenvolvimento do trabalho iniciado aqui no Brasil.
Redes Sociais
Facebook | Instagram | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.
Informações:
Anselmo Dequero
Assessoria de Imprensa
jornalismo@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
(11) 999592 5118