SÃO PAULO – A operação “Aluno Nota 10”, desenvolvida pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), identificou algumas irregularidades em produtos que compõem a lista de material escolar. A iniciativa resultou na análise de 22 produtos, com total de três irregularidades constatadas. “O trabalho foi realizado no fim de janeiro”, informou o deputado Edmir Chedid (DEM).
De acordo com o parlamentar, o intuito dessa operação foi justamente o de proteger pais e responsáveis por alunos. “Foi uma atividade pautada na identificação dos conteúdos, na verificação dos materiais escolares solicitados por unidades de ensino e na consequente indicação dos valores descritos nas embalagens para o consumidor. Essa atividade já foi realizada em anos anteriores”, complementou.
Edmir Chedid explicou que a aferição dos produtos foi realizada nos laboratórios do Ipem na capital, assim como nos de Bauru, Campinas e São Carlos. Na lista, cadernos embalados (desenho, linguagem, caligrafia etc.), clips, cola, cola de tintas (acrílica, guache, nanquim etc.), corretor de texto, dupla face, fita adesiva, glitter, massa de modelar, papel e plástico para encapar, entre outros produtos.
“É sempre importante destacar que o consumidor deve adquirir só produtos certificados com o Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro, evidenciando que atendem os requisitos de segurança previstos no regulamento. Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor deverá entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-SP (0800-0130-522, de segunda-feira a sexta-feira)”, concluiu.
Lista com irregularidades, clique aqui.
Iniciativa
No ano passado, a operação “Aluno Nota 10” fiscalizou 42 produtos, encontrando irregularidades em apenas dois. Os comerciantes autuados tiveram 10 dias para apresentar a defesa (mesmo prazo oferecido neste ano). De acordo com a Lei federal 9.933/1999, as multas variam entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão.
Redes Sociais
Facebook | Instagram | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.
Informações:
Anselmo Dequero
Assessoria de Imprensa
jornalismo@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
(11) 99592 5118