Estado anuncia 11 polos de desenvolvimento econômico

Compartilhar

SÃO PAULO – O governo estadual anunciou nesta quinta-feira (23) a criação de 11 polos de desenvolvimento econômico a partir de benefícios setoriais às indústrias. A iniciativa recebeu apoio do deputado Edmir Chedid (DEM), que tem atuado em nível estadual pela geração de emprego e renda à comunidade.

De acordo com o parlamentar, o intuito é justamente incentivar o aumento da produtividade da indústria, atraindo investimentos e impulsionando as ofertas aos profissionais. “A ideia do governo estadual é reunir numa mesma região geográfica as políticas para um determinado setor produtivo”, complementou.

As políticas públicas serão realizadas a partir de pilares definidos pela administração estadual. Na prática, visam compactar e integrar cadeias produtivas. “Neste sentido, terão prioridade o financiamento competitivo – voltado ao adensamento da cadeia produtiva – e a simplificação tributária e regulatória.”

Também constam nestes pilares incentivos à infraestrutura e aos serviços, à qualificação de mão de obra e tecnologia. “As Etecs e Fatecs – escolas e faculdades técnicas – terão papel ainda mais importante a partir de agora, pois serão responsáveis pelo oferecimento de cursos adequados às demandas dessas regiões.”

 

Região Bragantina
De acordo com o deputado Edmir Chedid, Bragança Paulista e os demais municípios do entorno, como Atibaia e Itatiba, estão inseridos na Região Administrativa de Campinas (veja lista abaixo). Ele explicou que, segundo o governo estadual, a ideia é justamente promover o desenvolvimento em nível regional.

“Os estudos do governo estadual contemplam regiões administrativas, como a de Campinas, e também as regiões de governo. Toda vez que citam São Paulo, por exemplo, referem-se diretamente aos demais municípios da região metropolitana, como Cotia, Guarulhos e São Bernardo do Campo”, completou.

Em relação à Região Bragantina, Edmir Chedid reiterou que a Fatec de Bragança Paulista e as Etecs de Amparo, Atibaia e Itatiba terão papel fundamental para a consolidação dos polos instituídos pelo governo estadual. A partir desta iniciativa, relembrou, oferecerão cursos específicos com base na definição dos pilares.

“Infelizmente há os que ignoram o fato de que a Região Bragantina esteja inserida na Região Administrativa de Campinas e utilizam este fato para disseminar mentiras, para simplesmente se promover. Lamentável também quando percebemos que muitos apenas falam, mas pouco ou nada fazem para a população.”

 

Polos
Os polos anunciados estão divididos em Acessórios; Automotivo; Alimentos e Bebidas; Biocombustíveis; Borracha e Plástico; Couro e Calçados; Derivados do Petróleo e Petroquímico; Máquinas e Equipamentos; Metal e Metalúrgico; Químico; Saúde e Farma; Tecnologia e Eco Florestal; Têxtil e de Vestuário.

 

01. Agritech, Aeroespacial, Serviços Tecnológicos: Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto;

02. Alimentos e Bebidas: Barretos, Bauru, Campinas, Marília, Piracicaba, São Carlos e São Paulo (RMSP);

03. Automotivo: Alto Tietê, Campinas, Piracicaba, Sorocaba, São Paulo (RMSP) e Vale do Paraíba;

04. Biocombustíveis: Araçatuba, Barretos, Presidente Prudente e São José do Rio Preto;

05. Couro e Calçados: Araçatuba, Bauru e Franca;

06. Derivados de Petróleo e Petroquímico: Alto Tietê, Baixada Santista, Bauru, Piracicaba, São Paulo e Vale do Paraíba;

07. Eco Florestal: Vale do Ribeira;

08. Metal-metalúrgico, Máquinas e Equipamentos: Alto Tietê, Piracicaba, São Paulo, Sorocaba, Região Central, Ribeirão Preto e Vale do Paraíba;

09. Químico, Borracha e Plástico: Alto Tietê, Baixada Santista, Campinas, São Paulo (RMSP) e Vale do Paraíba;

10. Saúde e Farma: Alto Tietê, Campinas, Ribeirão Preto e São Paulo (RMSP);

11. Têxtil, Vestuário e Acessórios: Itapetininga, São Carlos, Sorocaba, São Paulo (RMSP) e Vale do Paraíba.

 

Redes Sociais
Facebook | Instagram | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

Informações:
Anselmo Dequero
Assessor de Imprensa
jornalismo@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
(11) 99592 5118

Rolar para cima