Febre Amarela: Governo do Estado reforça orientação no Vale do Ribeira

Compartilhar

SÃO PAULO – O poder executivo, por meio da Secretaria da Saúde, reforçou as orientações aos municípios do Vale do Ribeira acerca da intensificação das estratégias de vacinação contra a febre amarela. A região concentra 12 casos confirmados da doença neste ano, dos quais seis evoluíram para óbitos, informou o presidente da Comissão de Saúde, deputado Edmir Chedid (DEM).

Os dados se referem a 21 de janeiro, quando nove pessoas foram infectadas em Eldorado (quatro mortes) e outras três em Jacupiranga e Iporanga (uma morte cada) e Cananeia (um caso). Os casos silvestres são transmitidos pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes; na área urbana, a transmissão se dá pelo Aedes aegypti (o último caso de febre amarela urbana no país ocorreu em 1942).

Edmir Chedid explicou que o Vale do Ribeira passou a ter recomendação da vacina contra febre amarela há cerca de um ano, mas a cobertura vacinal na região é de 66% até o momento. “Todos os cidadãos que ainda não estão imunizados têm recomendação para a vacina contra a febre amarela, especialmente os que moram ou visitam áreas com vegetação densa”, comentou o parlamentar.

A vacina está disponível em postos e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Sistema Único de Saúde (SUS). Para a proteção efetiva, a vacina deve ser tomada pelo menos 10 dias antes de viagens ou deslocamentos às áreas de mata. “É muito importante que todos os cidadãos estejam atentos para que possamos evitar um problema ainda maior em nosso Estado”, completou Edmir Chedid.


Balanço

A cobertura vacinal no Estado de São Paulo contra febre amarela é de 65%, em média, com variação entre as regiões; na Baixada Santista, o percentual é similar. No Vale do Ribeira, a cobertura é de 66%; no Vale do Paraíba e Litoral Norte, chega a 85%. Em 2018, foram confirmados 502 casos de febre amarela silvestre, dos quais 175 resultaram em morte. Em 2017, foram 74 casos e 38 mortes.

 

Redes Sociais
Facebook | Instagram | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

Informações:
Anselmo Dequero
Assessoria de Imprensa
jornalismo@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
(11) 99592 5118

Rolar para cima
Precisa de ajuda?