Fake News torna-se empecilho para campanha contra HPV

Compartilhar

SÃO PAULO – O deputado Edmir Chedid (DEM), atual presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, lamentou o fato de as notícias falsas – fake news¬ – terem se tornado um empecilho ao aumento da cobertura vacinal do HPV. O parlamentar é autor do PL 659/2015, que torna obrigatória a vacinação contra o HPV para os homens com até 45 anos de idade.

O HPV é uma doença transmitida pelo papiloma, vírus humano que provoca cânceres e verrugas genitais, atingindo meninos e meninas. A vacina só é administrada na adolescência, daí a importância da conscientização. “Este é um assunto que nos preocupa, fato que nos motivou na elaboração desse Projeto de Lei. A vacina é fundamental na adolescência, mas deve ser gratuita para todos”, disse.

De acordo com o parlamentar, existe um excesso de notícias falsas em redes sociais relacionadas à eficácia da vacina. O problema, segundo ele, é similar ao identificado em outros países. “A vacina é segura e indispensável para eliminar as possibilidades de se contrair doenças sérias. Por isso, é importante que todos busquem informações em canais oficiais, como o do Ministério da Saúde”, afirmou.

Atualmente, as doses da vacina são oferecidas gratuitamente pelo Ministério da Saúde, durante todo o ano, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A vacina é voltada para meninas com idade entre nove e 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Eles devem tomar duas doses, com intervalo de seis meses. “Os pais e responsáveis devem estar atentos para rebater as falsas notícias e incentivar a vacinação”.

 

Dados
O levantamento Saúde Brasil 2018 mostra que a infecção por HPV acomete pessoas de todas as condições sociais, sem distinção. A infecção é transmitida sexualmente ou por contato pele a pele. O levantamento aponta que a prevalência do HPV no Brasil foi de 53,6%, sendo o HPV de alto risco para o desenvolvimento de câncer presente em 35,2%. O estudo avaliou 7.693 pessoas entre 16 e 25 anos.

 

Redes Sociais
Facebook | Instagram | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

Informações:
Anselmo Dequero
Assessoria de Imprensa
jornalismo@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
(11) 99592 5118

Rolar para cima
Precisa de ajuda?