Fake News: Alesp poderá ter ferramenta para conferir informações

Compartilhar

SÃO PAULO – O deputado Edmir Chedid (DEM) declarou nesta segunda-feira (18) que deverá propor à Assembleia Legislativa a criação de uma ferramenta para que a população possa checar a veracidade das informações relacionadas às atividades parlamentares. A iniciativa, que tem por intuito combater as fake news (notícias falsas), está fundamentada no “Comprove”, da Câmara dos Deputados.

O projeto instituído no Distrito Federal receberá demandas da sociedade e dos próprios parlamentares, assim como irá apurar e apresentar uma versão sobre os fatos relacionados à Câmara dos Deputados. O serviço foi disponibilizado por meio de um número de WhatsApp, onde cidadãos já podem encaminhar dúvidas ou conteúdos para conferir a veracidade das informações divulgadas no país.

“Esta é mais uma ferramenta importante para se combater as notícias falsas – fake news – que chegam à sociedade. Esta ferramenta ficará sob a responsabilidade de uma equipe que vai conferir a autenticidade e responder a demanda, classificando o material como fato, falso ou impreciso. A ideia é acabar com as notícias falsas que não trazem nenhuma contribuição para a comunidade”, comentou.

De acordo com Edmir Chedid, a iniciativa define fake news como “informações com características noticiosas que não correspondem à realidade, amplamente compartilhadas por meios de comunicação com o objetivo de atrair a atenção das pessoas, na medida em que provocam reações inflamadas e irrefletidas”, em geral, contra uma pessoa, uma instituição, um fato ou simplesmente uma ideia.

“Por isso, entendo que seja muito importante que a Assembleia Legislativa também possua uma ferramenta similar para auxiliar a população. Afinal, trata-se de um instrumento de defesa da democracia e contra esta prática criminosa de disseminar notícias falsas, que tem resultado em prejuízos não somente a políticos, mas a personalidades públicas de todo o país”, complementou o parlamentar.

Imagem: Sugestão de Edmir Chedid está fundamentada no Comprove, da Câmara dos Deputados.

 

Disponível em Áudio

 

 

 

Comprove
Para a operacionalização da ferramenta, a Câmara dos Deputados criou uma página própria dentro do site oficial. Nela, serão disponibilizadas as checagens, que poderão ser replicadas por quem desejar. O serviço apresenta ainda dicas e orientações sobre como evitar, não acreditar ou reproduzir esse tipo de conteúdo. Para ter acesso ao serviço, visite: https://www.camara.leg.br/comprove.

 

Redes Sociais
Facebook | Instagram | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

Informações:
Anselmo Dequero
Assessor de Imprensa
jornalismo@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
(11) 99592 5118

Rolar para cima