SÃO PAULO – Relatório divulgado na segunda-feira (21) pelo Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito (Infosiga) aponta queda de 3,5% no registro do número de mortes em vias públicas no Estado de São Paulo na comparação entre 2018/2017. No ano passado, houve 5.459 mortes ante 5.658 mortes registradas em 2017, destacou o deputado Edmir Chedid (DEM).
De acordo com o parlamentar, o maior destaque está relacionado ao número de atropelamentos, que apresentou redução de -9,3% no comparativo entre 2018/2017. “Desde 2015, a redução é de -15,6%, o equivalente a 1.009 vidas poupadas em todo Estado. Na prática, representa o esforço não só da comunidade, mas do governo estadual, da Assembleia Legislativa e prefeituras”, disse.
Em 2018, os índices registrados pelo Sistema de Informações recuaram em nove das 16 regiões administrativas do Estado, enquanto Franca e Itapeva registraram o mesmo número de fatalidades de 2017. Houve redução nas regiões metropolitanas da capital, Barretos, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba.
“Os aumentos ocorreram nas regiões de Araçatuba, Bauru, Central e Santos. Por isso, já reforçamos ao governo estadual a importância de promover ações nos municípios que integram essas regiões com o intuito de se reduzir os números neste ano. É importante que a comunidade também esteja atenta aos fatores de risco e que denuncie casos às polícias Civil e Militar”, afirmou Edmir Chedid.
O parlamentar lembrou que a maior parte das fatalidades (50,7%) ocorreu em vias municipais. Em 2018, 2.766 ocorrências foram registradas nos municípios, redução de 12,6% na comparação com o ano retrasado (3.164 óbitos). “Como o Estado não atua diretamente na gestão dessas vias, o governo adota como uma das frentes de trabalho a realização de convênios com as prefeituras”, concluiu.
Convênios
Os convênios com o governo estadual resultaram na liberação de R$ 180 milhões para viabilizar mais de 8,2 mil intervenções propostas pelos municípios, como melhorias em acessos, construção de ciclovias e implantação de sinalização, além de projetos de educação e fiscalização. O recurso vem das multas aplicadas pelo Detran.SP, revertendo o dinheiro da infração em mais segurança no trânsito.
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Anselmo Dequero
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