Edmir Chedid reitera importância de cursos técnicos aos jovens do Estado

Compartilhar

SÃO PAULO – O deputado Edmir Chedid (União) voltou a defender nesta terça-feira (18) a importância da ampliação de cursos técnicos aos jovens do Estado de São Paulo. Responsável pela implantação de unidades da Etec (Escola Técnica Estadual) e Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) no interior, o parlamentar lembrou que os cursos técnicos asseguram diversos benefícios aos estudantes.

“Os estudantes que concluem cursos técnicos têm, em média, um salário 32% acima dos que possuem apenas o ensino médio tradicional. Além disso, a oportunidade de se conseguir um emprego após terminar o ensino técnico também aumenta bastante. Esse dado se confirma pela taxa de desemprego registrada entre essa parcela de profissionais, que atualmente é de 7,2%, em média, contra 10,2% da parcela com ensino médio de currículo normal”, complementou.

Os dados citados pelo parlamentar constam da pesquisa “Potenciais efeitos macroeconômicos com expansão da oferta pública de ensino médio técnico no Brasil”, do Itaú Educação e Trabalho. O estudo gera debate sobre a formulação de programas e políticas públicas para oferecer vagas à população. “Uma pesquisa importante que corrobora nossa atuação em defesa do ensino técnico”, comentou.

De acordo com o parlamentar, a pesquisa mostra também que triplicar as vagas do ensino médio técnico traria como consequência um incremento de 2,32% no Produto Interno Bruto (PIB) gerado pela expansão de postos de trabalho e renda dos trabalhadores. “A pesquisa averiguou ainda que facilitar o acesso a esse tipo de formação no Estado é uma possibilidade de reduzir a desigualdade de rendimentos entre os mais pobres e os mais ricos”, destacou Edmir Chedid.

“Não podemos nos esquecer que no Brasil um dos principais motivos para que os jovens deixem de frequentar a escola é justamente a necessidade de trabalhar – essa é a razão apontada por 39,1% dos jovens com idade entre 14 e 29 anos, segundo pesquisa do IBGE. Por esse motivo, sigo atuando a fim de garantir a expansão não só de cursos, mas de unidades em todo o nosso Estado”, concluiu.

Imagem: Dados mostram salário 32% maior para os que concluem essa formação. (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Redes Sociais
Facebook | Flickr | Instagram | TikTok | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

Informações
Anselmo Dequero
Assessor de Imprensa
imprensa@edmirchedid.com.br
(11) 99952 1200

Rolar para cima