Edmir Chedid pede a ampliação de cursos técnicos gratuitos à região

Compartilhar

SÃO PAULO – Os municípios do Circuito das Águas e da Região Bragantina deverão ampliar o número de cursos técnicos gratuitos – em nível médio e superior – para os estudantes, segundo proposta do deputado Edmir Chedid (DEM) ao vice-governador e secretário de Governo, Rodrigo Garcia (DEM). A intenção é ampliar as Escolas Técnicas (Etecs) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs).

As instituições de ensino já possuem unidades nessas regiões, mas com número de cursos e vagas inferiores à demanda, segundo argumento do parlamentar ao governo estadual. Edmir Chedid explicou que a procura pelos cursos oferecidos comprova a necessidade de investimentos para beneficiar os estudantes que não possuem condições financeiras para a contratação de cursos privados.

“A intenção é de que o governo estadual, por meio do Centro Paula Souza, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, possa instalar uma unidade da Etec, em Bragança Paulista, e da Fatec para atender todos os estudantes de Atibaia e de municípios do entorno, como Bom Jesus dos Perdões. Por isso, retomamos as discussões a fim de garantir os benefícios à comunidade”, disse.

De acordo com o parlamentar, a ampliação das atividades destas instituições de ensino no Circuito das Águas e na Região Bragantina também consta do compromisso firmado pelo então secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Garcia. “Entre os compromissos firmados estavam a construção do novo prédio da Fatec e a reforma das Etecs de Amparo, Atibaia e Itatiba”, afirmou.

Na ocasião, reiterou que o governo estadual tem o compromisso estabelecido por Lei em oferecer acesso gratuito aos estudantes nos cursos de formação técnica. Para ele, esta é uma das principais ferramentas disponíveis em nível estadual para se evitar o desemprego e os consequentes problemas que estão diretamente relacionados à falta de oportunidades no disputado mercado de trabalho.

Imagem: Unidade da Faculdade de Tecnologia (Fatec), de Bragança Paulista.

Disponível em Áudio

 

Salas Descentralizadas
Edmir Chedid também defendeu a ampliação das salas descentralizadas da Etec ao Circuito das Águas e à Região Bragantina. Em alguns municípios, como Serra Negra, já há cursos específicos aos jovens em formação. “São cursos relacionados à identidade econômica dos municípios, que garantem acesso rápido ao emprego aos jovens estudantes do ensino médio ou superior”, completou.

As salas descentralizadas funcionam em espaços públicos geralmente cedidos pelas prefeituras ou mesmo em classes vagas de unidades públicas de ensino localizadas na região central ou em bairros onde seja constatada a demanda por ensino gratuito. “É preciso investir para educar e garantir o acesso ao mercado de trabalho. Nossa região precisa desse apoio do governo estadual”, concluiu.

 

Redes Sociais
Facebook | Instagram | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

Informações:
Anselmo Dequero
Assessor de Imprensa
jornalismo@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
(11) 99592 5118

Rolar para cima
Rolar para cima