SÃO PAULO – O Poder Executivo, por intermédio da Secretaria de Estado de Logística e Transportes (Selt), confirmou nesta segunda-feira (28) que a duplicação da SP-258 (Rod. Francisco Alves Negrão), no trecho entre Capão Bonito e Itararé, está prevista no contrato de concessão estabelecido com a SPVias. O benefício, no entanto, depende do Volume Diário Médio (VDM) de veículos na rodovia.
A confirmação consta de um documento encaminhado pela Selt ao deputado Edmir Chedid (DEM), autor do requerimento de duplicação das pistas no trecho entre os municípios. “Esse trecho tem sido bastante criticado há anos por autoridades locais e pelos usuários do sistema viário em decorrência do grande número de acidentes, que poderia ser evitado com a duplicação das pistas”, afirmou.
Nesse documento, a Secretaria informa que a duplicação está condicionada ao VDM do trecho entre Capão Bonito e Itararé, que precisa ser igual ou superior a 5 mil veículos/dia. “O VDM tem variado, mas geralmente chega a 5 mil veículos/dia, o que justifica uma intervenção da concessionária sobre o projeto inicial da rodovia. Não podemos mais aceitar as reclamações da comunidade”, garantiu.
A concessão estabelecida entre o Poder Executivo e a SPVias determinou a implantação de segunda pista na rodovia a partir de lotes, com início no 13º. mês e conclusão no 36º. mês de concessão ou quando o VDM atingisse 5 mil veículos/dia. “Esses trechos com prazo de início e conclusão pré-definidos foram executados ou estão em operação, segundo a Artesp”, complementou Edmir Chedid.
Por fim, o documento garante que está em tramitação na Artesp a inclusão da obra de duplicação entre os quilômetros 338,1 e 339,1 – em Itararé – cujos projetos estão em fase final de análise e de aprovação, dependendo ainda da apreciação econômica, jurídica e da consequente autorização do governo estadual. “A expetativa é de que todo esse processo possa ocorrer ainda neste ano”, comentou.
Itapeva – Itararé
Em 2015, o governo estadual concluiu a duplicação da SP-258 entre Itapeva e Itararé. As obras e os serviços foram executados pela SPVias, sob o gerenciamento e a fiscalização da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). No total, foram investidos R$ 47 milhões para a duplicação de um trecho com aproximadamente cinco quilômetros de extensão (maior trecho localizado em Itararé).
Em Itararé, a rodovia recebeu mais 3,5 quilômetros de duplicação, do km 339,1 ao km 342,6, trecho que recebe diariamente quatro mil veículos em média. O segmento duplicado teve ainda a implantação de um dispositivo de retorno na altura do km 341,8; já em Itapeva, a duplicação foi implantada do km 282,7 ao km 284,7. No trecho, foi criado um dispositivo de retorno no quilômetro 184,5.
“Além disso, nesse trecho de Itapeva o governo estadual autorizou uma reforma para melhorar um dispositivo de acesso no km 283,2. Também foi construída uma passarela no km 283,2. Nesse segmento foram realizadas a realocação e a remodelação de pontos de ônibus. Por dia, circulam em média 5 mil veículos pelo local, conforme documento que apresentamos à época à Secretaria”, concluiu.
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Anselmo Dequero
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