Edmir Chedid apresenta Moção de Aplausos ao Centenário do Rádio no Brasil

Compartilhar

SÃO PAULO – O deputado Edmir Chedid (União) reiterou nesta segunda-feira (29) a importância do rádio como veículo de comunicação de massa para a comunidade. O parlamentar é autor da Moção 203/22, que aplaude todas as emissoras em operação no país pela contribuição ao setor de radiodifusão e pelo Centenário do Rádio no Brasil, que será celebrado em sete de setembro de 2022.

No documento, apresentado neste mês à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Edmir Chedid também aplaude a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e a Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado São Paulo (Aesp), que, entre suas prerrogativas, defendem a liberdade de expressão das emissoras em todas as suas formas.

“Em sua maioria, as emissoras do país representam o interesse do público, bem como os dos direitos e das garantias da sociedade. Enfatizam os princípios adequados à radiodifusão a partir de um conteúdo educativo, cultural e informativo. Por isso, temos que reconhecer a importância das emissoras e o valor de seus profissionais para a nossa sociedade”, comentou o parlamentar.

Em seu argumento, Edmir Chedid destacou ainda a relevância do trabalho de intercâmbio realizado pelas associações com entidades representativas. “Estas associações incentivam e defendem a liberdade de informação ao ouvinte, da expressão do pensamento e da propaganda comercial. Por isso, por meio delas, esta Moção de Aplausos às nossas emissoras de rádio”, acrescentou.

História
No Brasil, o rádio chegou oficialmente com o marco das comemorações do Centenário da Independência, em sete de setembro de 1922. Na ocasião, o presidente Epitácio Pessoa (1919 – 1922) inaugurou no Rio de Janeiro as ondas radiofônicas, com sua fala sendo transmitida, pela primeira vez, à distância e sem fios, por meio de uma antena instalada no Morro do Corcovado.

A transmissão foi o início da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada por Edgar Roquette-Pinto. A emissora de maior sucesso, no entanto, surgiu no fim da década de 1920. Diferente da Rádio Sociedade, que focava no caráter educativo, a Rádio Mayrink Veiga se dedicou ao “rádio espetáculo”, mudando os paradigmas na forma de apresentar conteúdo para os ouvintes.

Redes Sociais
Facebook | Flickr | Instagram | TikTok | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

Informações
Assessoria de Imprensa
imprensa@edmirchedid.com.br
(11) 99592 5118

Rolar para cima
Rolar para cima