SÃO PAULO – O deputado Edmir Chedid (União) reiterou nesta quinta-feira (15) à Assembleia Legislativa a necessidade da revisão imediata da Tabela SUS (Sistema Único de Saúde). De acordo com o parlamentar, há 15 anos a tabela não é reajustada pelo governo federal, o que está tornando inviável a manutenção do atendimento gratuito à comunidade por hospitais filantrópicos e Santas Casas.
“A revisão da Tabela SUS é urgente. Sem esse reajuste por parte do governo federal, o Estado e os municípios acabam arcando com grande parte dos custos para manter as Santas Casas, os hospitais filantrópicos e os hospitais municipais que atendem a população gratuitamente. Isso precisa mudar para que a população deixe de ser penalizada injustamente no Estado”, comentou o deputado.
Um exemplo da defasagem é o valor pago por consulta. Em 2008, o SUS pagava R$ 10,00 por consulta. Atualmente, são pagos os mesmos R$ 10,00. “Em São Paulo, o governador Rodrigo Garcia (PSDB) ajuda diretamente, assim como as prefeituras. Mas a falta de repasse do Ministério da Saúde, por exemplo, prejudica o atendimento para quem mais precisa de apoio e atenção”, disse.
Por fim, lamentou que muitos hospitais e Santas Casas tenham reduzido os atendimentos aos pacientes do SUS em razão da falta do reajuste da Tabela SUS. A oferta de leitos à comunidade, principalmente os das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), também caiu devido à falta de reajuste. “É inaceitável o que está acontecendo com o SUS e não podemos aceitar esta situação”, acrescentou.
Redes Sociais
Facebook | Flickr | Instagram | TikTok | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.
Informações
Assessoria de Imprensa
imprensa@edmirchedid.com.br
(11) 99592 5118