Edmir Chedid apoia maior campanha de testagem de HIV realizada no país

Compartilhar

SÃO PAULO – O deputado Edmir Chedid (DEM) declarou nesta segunda-feira (02) apoio à iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde, que promove a maior ação de testagem de HIV do país. Segundo o parlamentar, 99,2% dos municípios aderiram à campanha “Fique Sabendo”, que termina no próximo sábado, dia sete – a atividade começou ontem, no Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

A mobilização anual ocorre por meio do Centro de Referência e Treinamento IST/Aids-SP, em parceria com 640 prefeituras. Por todo o Estado, serão realizados 400 mil exames, em sua grande maioria realizados pelo método rápido, com resultado no mesmo dia. “A expectativa é que sejam realizados 176 mil testes rápidos de HIV e 168 mil de sífilis, com oferta também de exames convencionais, conforme informações da coordenadoria da campanha “Fique Sabendo”.

“O período oficial da campanha será até sábado, mas cada município poderá avaliar seu contexto local e estender a ação pelo tempo que considerar adequado. Afinal, a ‘Fique Sabendo’ visa levar os testes a mais pessoas, com garantia de sigilo, confiança, qualidade no processo diagnóstico, vinculação à referência e ao acesso oportuno e gratuito ao tratamento”, comentou o parlamentar.

Edmir Chedid afirmou que a adesão à campanha é considerada recorde. “O resultado se deve ao compromisso não só do governo estadual, mas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que tem apoiado todas as iniciativas da Secretaria de Estado da Saúde a fim de manter e ampliar os benefícios à comunidade; compromisso na luta contra a Aids, que infelizmente cresce no país”.

A Aids tem tratamento e a sífilis tem cura. Fazer o diagnóstico e tratar os portadores dessas doenças é uma forma efetiva de melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas e quebrar a cadeia de transmissão, visando o controle desses dois importantes problemas de saúde pública. “Por isso, é importante que toda a comunidade esteja atenta e realize os exames gratuitos”, completou.

 

Para ter acesso à programação completa, clique aqui.

 

Fique Sabendo
A campanha pretende destacar a importância do diagnóstico precoce de HIV e da sífilis principalmente entre os jovens. O objetivo é estimular a população a realizar os testes, sobretudo quem tem vida sexual ativa, nunca fez o exame e pertence aos grupos mais atingidos por essas doenças. O mês de dezembro é dedicado às atividades de enfrentamento do HIV/Aids e outras ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), desde a publicação da Lei Federal 13.504/2017.

 

Redes Sociais
Facebook | Instagram | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

Informações:
Anselmo Dequero
Assessor de Imprensa
jornalismo@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
(11) 99592 5118

Rolar para cima