Covid-19: retomada do turismo deve ser limitada para evitar contágio

Compartilhar

SÃO PAULO – A retomada das atividades econômicas deverá seguir orientações específicas no setor do turismo, de acordo com o deputado Edmir Chedid (DEM). O parlamentar informou que, apesar da importância deste setor para o Estado de São Paulo, as estâncias e os Municípios de Interesse Turístico (MITs) não devem estimular o fluxo de turistas a fim de evitar a disseminação do coronavírus no interior e litoral.

Esta afirmação está fundamentada em um relatório enviado a Edmir Chedid referente às reuniões virtuais instituídas pela Secretaria de Estado do Turismo com gestores públicos municipais. Na última segunda-feira (08), por exemplo, prefeitos e secretários municipais de turismo participaram de reunião para discutir orientações e tratar sobre prioridades durante a retomada das atividades econômicas.

“O setor de hotéis e restaurantes já começou a retomar os trabalhos de forma gradual, conforme os decretos do governo e das prefeituras. O fluxo de turistas aos municípios, no entanto, ainda não deve ser estimulado para que o vírus não seja disseminado entre os municípios. Esta, afinal, é uma grande preocupação do governo estadual, principalmente nestes meses de junho e julho”, complementou.

Segundo Edmir Chedid, durante as cinco fases do Plano São Paulo, os hotéis e restaurantes poderão permanecer abertos, com a adoção dos protocolos e das restrições recomendadas pelos órgãos de saúde pública. “Nesta fase, a ideia é atender a população local ou que vive no entorno, sem grandes aglomerações. A pandemia ainda não passou, apesar da retomada das atividades econômicas”, garantiu.

Na ocasião, o parlamentar destacou que os hotéis nunca estiveram fechados no Estado de São Paulo por estarem classificados como atividade essencial. “A própria Secretaria de Estado do Turismo publicou nota em abril esclarecendo que os hotéis não estavam proibidos de funcionar, mas que deveriam atender aos decretos de isolamento social, evitando aglomerações desnecessárias na quarentena.”

 

Reunião Virtual
A Secretaria de Estado de Turismo está promovendo uma série de reuniões com representantes das 49 Regiões Turísticas para definir e estruturar o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo pós-pandemia da Covid-19. As reuniões, que estão sendo realizadas virtualmente, foram divididas em temas, como “Planejamento e Gestão da Retomada” e “Fortalecimento Regional e Local do Turismo”.

“Acredito que a participação destas Regiões Turísticas seja importante para a consolidação do Plano São Paulo com ações de curto, médio e longo prazos, uma vez que o turismo está parado e muito prejudicado”, comentou Edmir Chedid, classificado como o “deputado do turismo” em decorrência do apoio e da atuação prestados ao setor na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

 

Redes Sociais
Facebook | Instagram | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

 

Informações:
Anselmo Dequero
Assessor de Imprensa
jornalismo@edmirchedid.com.br
(11) 99592 5118

Rolar para cima