Covid-19: Relatório aponta aumento de casos no interior e litoral

Compartilhar

SÃO PAULO – O aumento do número pacientes diagnosticados com a Covid-19 nos municípios do interior e litoral está relacionado à consequente queda da taxa de isolamento social, de acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional. A confirmação consta do relatório final encaminhado nesta quarta-feira (06) ao deputado Edmir Chedid (DEM).

Este documento está fundamentado em dados coletados em abril junto à Secretaria de Estado da Saúde e ao Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP). Segundo a análise, o vírus que estava restrito à Região Metropolitana de São Paulo até o meio de março avançou pelo interior e litoral. “O levantamento aponta que, em menos de 45 dias, o coronavírus chegou a todas as regiões”, afirmou.

Edmir Chedid explicou que, em 17 de março, apenas nove municípios da Região Metropolitana de São Paulo apresentavam casos e somente a capital registrava óbitos. “Os números mais recentes, no entanto, apontam que essa doença se espalhou por todo território paulista, com casos confirmados em 332 municípios (51,5% dos 645 do Estado) e com mortes registradas em 150 deles”, completou.

Apesar do número absoluto de infectados ainda se concentrar nesta região, o parlamentar disse que o contágio cresce proporcionalmente a um ritmo quatro vezes mais rápido no interior e litoral do que na Região Metropolitana. “No período de três de abril a primeiro de maio, por exemplo, o número total de casos registrados cresceu 2.532% no interior (de 167 casos para 4.397)”, comentou.

 

Isolamento Social
De 15 a 30 de abril, as regiões do interior e litoral que apresentaram maior aumento no número de casos foram Itapeva (1125%, de 4 para 49 casos), Registro (546%, de 13 para 84 casos) e Barretos (475% – de 12 para 69 casos). “Por isso, reiteramos a importância do isolamento social a fim de garantir a diminuição do contágio pelo coronavírus. Todos temos responsabilidade”, finalizou.

 

Redes Sociais
Facebook | Instagram | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

 

Informações:
Anselmo Dequero
Assessor de Imprensa
jornalismo@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
(11) 99592 5118

Rolar para cima