Cartilha lançada em SP orienta pais de crianças com hidrocefalia

Compartilhar

SÃO PAULO – A Unesp, por meio da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), desenvolveu uma cartilha educativa para pais de crianças com hidrocefalia. “Diário de Laura: Conhecendo a Hidrocefalia e seu Pensamento” tem como intuito destacar o papel dos médicos e orientar os familiares a respeito da importância do reconhecimento precoce dos sintomas da doença.

“Esse material descreve, de modo informal e na perspectiva do paciente, a experiência de ter hidrocefalia e ainda de receber o tratamento cirúrgico necessário, a derivação ventrículo-peritoneal. Trata-se de uma iniciativa importante lançada pela universidade, que deve ser compartilhada com todos”, comentou o deputado Edmir Chedid, que parabenizou a iniciativa da FMB.

Para ter acesso à cartilha, clique aqui.

De acordo com o parlamentar, a cartilha foi produzida pela aluna de graduação em enfermagem Paloma de Aro Jorge Tavares sob a orientação dos professores Marla Andreia G. de Avila (orientadora), Pedro T. Hamamoto Filho (Departamento de Neurologia) e Ana Silvia S. B. S. Ferreira (coordenadora do Núcleo de Educação a Distância e Tecnologias da Informação em Saúde).

Hidrocefalia é o acúmulo excessivo de líquido cefalorraquidiano (LCR) no sistema nervoso central, causando hipertensão intracraniana. O tratamento reduz e preveni danos cerebrais, redirecionando o fluxo de LCR. O tratamento é cirúrgico e pode ser realizado com a inserção de um cateter que drena o LCR do cérebro para a cavidade abdominal ou por métodos endoscópicos.

 

Redes Sociais 
Facebook | Instagram | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

Informações:
Anselmo Dequero
Assessoria de Imprensa
jornalismo@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
(11) 999592 5118

Rolar para cima
Precisa de ajuda?