Bragança Pta. e Itatiba estão entre os 20 municípios menos violentos do país

Compartilhar

SÃO PAULO – O Atlas da Violência, organizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), demonstra que Bragança Paulista e Itatiba estão entre os 20 municípios menos violentos do Brasil. Elaborado em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o documento também comprova que os municípios estão entre os 14 mais bem classificados do Estado de São Paulo.

O Ipea analisou 310 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes em 2017 e apresentou um recorte regionalizado da violência no país, segundo relatório encaminhado nesta quarta-feira (07) para o deputado Edmir Chedid (DEM). “Esta análise resultou no Atlas da Violência – Retrato dos Municípios Brasileiros 2019. Trata-se de um documento fundamental aos municípios”, disse.

Edmir Chedid afirmou que o documento apresenta relatórios fundamentados em dados registrados até 2017. À época, o Estado de São Paulo registrava taxa de homicídios de 13,5 a cada 100 mil habitantes, número que era o menor de todo o Brasil. “Atualmente, a taxa de homicídios é de 6,4 casos a cada 100 mil habitantes. Portanto, ainda estamos com a menor taxa em nível nacional”.

Além de Bragança Paulista e Itatiba, o Atlas da Violência mostra que também estão entre os 20 municípios menos violentos do país Americana, Araraquara, Catanduva, Indaiatuba, Jaú, Jundiaí, Limeira, Mogi das Cruzes, Santos, Santa Bárbara d´Oeste, São Caetano e Sertãozinho (dois últimos empatados). “Mais da metade dos municípios mais bem classificados está no Estado, o que demostra que estamos no caminho certo, apesar dos muitos desafios”, comentou.

Imagem:  Bragança Paulista.

 

Violência
Dos 20 municípios mais violentos do país, 18 estão nas regiões Nordeste e Norte. O que lidera o ranking, com mais de 100 mil habitantes, segundo as informações do Atlas da Violência – Retrato dos Municípios Brasileiros 2019, é Maracanaú, no Estado do Ceará; em segundo lugar está Altamira, que fica no Pará, seguida por São Gonçalo do Amarante, no Estado do Rio Grande do Norte.

 

Redes Sociais
Facebook | Instagram | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

Informações:
Anselmo Dequero
Assessor de Imprensa
jornalismo@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
(11) 99592 5118

Rolar para cima