Apoio e recursos para os municípios atingidos por tempestades

Compartilhar

SÃO PAULO – O Poder Executivo, por meio da Secretaria da Casa Militar e Defesa Civil, deverá disponibilizar apoio técnico e consequente recurso financeiro para os municípios do Circuito das Águas e da Região Bragantina atingidos por tempestades, garantiu nesta segunda-feira (25) o deputado Edmir Chedid (DEM). A medida se aplica para os que registrarem prejuízos em decorrência das chuvas.

De acordo com o parlamentar, as tempestades registradas nas últimas semanas já provocaram graves prejuízos aos moradores, que relataram uma série de problemas para a Defesa Civil e às prefeituras. Os relatos, segundo ele, incluem desde danos à infraestrutura viária, deslizamentos de encostas, desmoronamentos e inundações de áreas rurais e urbanas, à queda de árvores nestas duas regiões.

“Esta foi a garantia que recebi do vice-governador Rodrigo Garcia (DEM), que conhece a região e os problemas decorrentes de sua topografia – descrição ou delineação exata de uma região. Desde o fim do ano passado, tenho buscado mais recursos emergenciais a fim de garantir as atividades dos municípios na recuperação dos eventuais desastres registrados em decorrência das chuvas”, completou.

Apesar da garantia do Poder Executivo, o deputado Edmir Chedid explicou que os municípios já adotaram medidas preventivas que podem evitar tragédias. “A Defesa Civil tem atuado em parceria com as prefeituras em ações assistenciais, preventivas e de socorro. Também há um trabalho conjunto específico instituído em novembro para evitar ou minimizar desastres que acometem as regiões”, disse.

Disponível em Áudio

 


Cuidados

O parlamentar explicou que o cidadão deve acompanhar os boletins meteorológicos pelos órgãos da imprensa, além de manter limpos bueiros, esgotos, ralos e valas. Também é importante realizar a limpeza das calhas (acúmulo de folhas) e do telhado, bem como verificar a existência de buracos. “E nunca jogue lixo ou entulho em terrenos baldios, bueiros, quintais, nos córregos ou na rua”, afirmou.

Edmir Chedid também explicou que é necessário reforçar muros e paredes que tenham perigo de cair e verificar instalações elétricas, além de desligar e desconectar os aparelhos elétricos quando perceber chuvas fortes acompanhadas de raios. “Esses cuidados são essenciais para evitar problemas decorrentes de chuvas fortes que ainda irão atingir o Estado de São Paulo até o fim de março”, concluiu.

 

Redes Sociais
Facebook | Instagram | Twitter | YouTube.
Pelo celular, no WhatsApp.

Informações:
Anselmo Dequero
Assessor de Imprensa
jornalismo@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
(11) 99592 5118

Rolar para cima
Precisa de ajuda?