Fatec Bragantina: Iniciado o processo de instalação

Compartilhar

          O deputado Edmir Chedid e o prefeito de Bragança Paulista, João Afonso Sólis, foram recebidos pela superintendente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, professora Laura Laganá, nesta quinta-feira, 26/7, para definição das primeiras providências para instalação da FATEC bragantina.

          No encontro, a professora Laganá fez uma explanação detalhada sobre o processo de instalação das Faculdades de Tecnologia – FATECs, que são instituições públicas de ensino que oferecem cursos superiores de tecnologia, formando profissionais aptos a responder rapidamente às transformações do mercado de trabalho em função do sólido conhecimento acadêmico adquirido de professores que atuam no setor produtivo.

          No caso de Bragança Paulista, explicou a professora, como o governador José Serra já autorizou a criação da FATEC, os procedimentos que envolvem o processo de instalação da faculdade se concentram agora na definição dos cursos que serão implantados e na aprovação da estrutura física. 

          Laganá solicitou que a prefeitura marque uma reunião com os representantes do setor produtivo da região, a ser realizada na sede do Centro Paula Souza, com a finalidade de definir os cursos que melhor atenderiam às necessidades profissionais da região. “Nosso objetivo principal é formar um profissional voltado à demanda da região”, explicou. 

          Segundo o prefeito João Afonso Sólis, os primeiros estudos indicam que os cursos a serem implantados deverão contemplar os segmentos de eletroeletrônica, mecânica e de alimentos. Para abrigar a instituição, o prefeito indicou o prédio da Diretoria Regional de Ensino, antigo endereço da Escola Estadual Cásper Líbero, situado na avenida José Gomes da Rocha Leal.    

          O processo de instalação da faculdade, segundo a superintendente, exige uma ação coordenada entre o Centro Paula Souza e a prefeitura. Definido o curso, ou cursos inaugurais, uma equipe da Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS) fará uma inspeção no prédio disponibilizado pela prefeitura apontando quais adequações serão necessárias para abrigar os cursos indicados. Por isso, explicou a professora, “a escolha do curso é fundamental para adequação do prédio”. Enquanto a prefeitura realiza as obras indicadas pela equipe da CPOS, o Centro Paula Souza cuida de todo o processo pedagógico para implantação do curso.

          Laganá informou ainda que, dependendo das condições do prédio, e atendendo a uma antiga reivindicação do deputado Edmir Chedid, poderá ser instalada juntamente com a Fatec, uma escola técnica (Etec). Assim, Bragança Paulista contaria com dois cursos tecnológicos e dois, ou três cursos, técnicos. “Se a prefeitura bragantina agilizar o processo de adequação do prédio para atender às necessidades dos cursos escolhidos, a Fatec e a Etec bragantinas poderão iniciar suas atividades já em fevereiro de 2008”, afirmou. 

          O deputado Edmir Chedid, que há anos vem fazendo gestões importantes na tentativa de levar uma Fatec e uma escola técnica gratuitas para os bragantinos, solicitou aos presentes, sobretudo ao prefeito João Afonso Sólis, empenho no sentido de agilizar os procedimentos exigidos pelo Centro Paula Souza, para que o convênio possa ser assinado o mais breve possível. “Levar essa grande vantagem competitiva para os bragantinos, através de cursos superiores que garantam aos jovens da região uma boa colocação no mercado de trabalho, significa realizar a gestão mais importante de minha vida pública”, enfatizou Edmir. 

          Participaram da reunião os vereadores bragantinos, Ronaldo Teixeira, presidente da Câmara, Fabiana Alessandri, Sidney Guedes, Gislene Bueno e Miguel Lopes, os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Rolf Marcos Sitta, e de Governo, Nelson Nardi, e o assessor Mauro Garcia.

Rolar para cima
Precisa de ajuda?