Parlamentar explicou que o dinheiro foi liberado após a apresentação de projetos das entidades ao Governo do Estado de São Paulo.
Por indicação do deputado estadual Edmir Chedid (Democratas), o Governo do Estado de São Paulo liberou R$ 120 mil para quatro entidades sociais de Bragança Paulista. O dinheiro, que será repassado em 30 dias por meio da SEADS (Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social), irá beneficiar o Asilo de Mendicidade São Vicente de Paulo, Associação Beneficente São Lucas, Associação Civil ComVida e ADEF (Associação dos Deficientes Físicos).
O parlamentar explicou que os recursos serão destinados para a compra de veículos e equipamentos, como, por exemplo, computadores, impressoras, móveis, materiais e utensílios para cozinha e enfermaria. “Além disso, a verba também será empregada em obras estruturais, como a construção, ampliação e reforma das sedes das entidades. A finalidade é melhorar e ampliar o atendimento feito por estas instituições à população de baixa renda”, disse Edmir Chedid.
Os recursos liberados pelo Governo do Estado nesta quinta-feira, 30, foram autorizados somente após a apresentação de programa ou projeto da entidade social que comprovava a necessidade do seu repasse. A medida, segundo o deputado estadual Edmir Chedid, garante lisura ao processo entre as entidades sociais e o Poder Público. “Afinal, estamos tratando de dinheiro público, que deve ser revertido em benefícios reais à própria comunidade”, argumentou.
Antes da assinatura do convênio, os programas e os projetos passaram por uma análise na DRADS (Divisão Regional de Assistência e Desenvolvimento Social) Campinas, vinculada à SEADS e responsável pelo monitoramento e avaliação dos atendimentos. “Trata-se de um processo bastante burocrático, mas essencial para que ocorra a efetivação do repasse dos recursos financeiros com estas entidades”, destacou o Diretor do Núcleo de Convênio, Valter J. Baroni Gonçalves.
SEADS
Para o secretário de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Tonin, estes convênios representam a atuação conjunta entre os poderes Executivo e Legislativo em favor das pessoas que mais necessitam de apoio. “As entidades sociais são parceiras do Governo do Estado e, juntamente com o Poder Público, batalham para a promoção e o desenvolvimento humano daqueles que mais precisam de ajuda”, finalizou o secretário.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP