Reprodução
Uma em cada 10 pessoas possui algum tipo de deficiência. Atualmente, estima-se que existam, somente no Brasil, 27,5 milhões de pessoas com deficiência física.
O deputado estadual Edmir Chedid (Democratas), candidato à reeleição, voltou a defender nesta segunda-feira, 20, mais investimentos do Governo do Estado às associações e entidades que representam as pessoas portadoras de deficiência física. A defesa ocorreu em visita aos municípios do Circuito das Águas (Águas de Lindóia, Lindóia e Serra Negra), onde também lembrou o 21 de setembro, Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes (instituído no país há 28 anos).
Esta data foi escolhida num encontro nacional por também celebrar o Dia da Árvore e, ainda, por preceder a primavera nos países do hemisfério sul (23/09). Edmir Chedid destacou que a analogia das datas se deve à representação do nascimento das reivindicações de cidadania e de participação em igualdade de condições que são comumente contestadas pelos deficientes físicos. “A data foi instituída em 1982, mas somente há cinco anos foi reconhecida pelo Governo Federal”, disse.
Com base em dados da Rede Internacional de Reabilitação, o parlamentar explicou que uma em cada 10 pessoas possui algum tipo de deficiência. Há 30 anos, cerca de 500 milhões de pessoas no mundo registravam alguma deficiência física. “Atualmente, estima-se que existam, somente no Brasil, 27,5 milhões de pessoas com deficiência. Isso é um número aproximado, visto que não há, em nível federal, órgão ou pesquisa científica que delimite este número”, comentou Edmir Chedid.
Diante das informações, Edmir Chedid lembrou que é preciso continuar lutando por benefícios às associações e entidades que prestam serviços gratuitos às pessoas portadoras de deficiência física. Para ele, não se trata de “pura caridade”, mas de um compromisso sério com o plano desenvolvimento da sociedade. “A igualdade ocorrerá somente a partir do momento em que todas as condições forem iguais à população, seja ela portadora ou não de deficiência”, destacou o parlamentar.
Por fim, o deputado estadual Edmir Chedid lembrou que continuará atuando em defesa do bem-estar da população na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Um trabalho que, segundo ele, também estará fundamentado no respeito à individualidade, na defesa das atividades desenvolvidas por associações ou entidades em benefício dos que mais precisam de apoio e na busca por recursos financeiros que resultem em melhorias concretas à comunidade.
Envie sua Sugestão | Material de Campanha | Notícias | Rádio | TV
Da Redação