Estado anuncia local de praça de pedágio que vai reduzir tarifa da SP-340 em Jaguariúna

Compartilhar

Imagem de Arquivo



Assunto foi tratado entre o deputado estadual Edmir Chedid e o secretário de Estado dos Transportes Mauro Arce durante evento realizado em Serra Negra.


 


Por indicação do presidente da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa, deputado estadual Edmir Chedid (Democratas), a ARTESP determinou que a praça de pedágio do km 123 da SP-340 (Rod. Adhemar de Barros), em Jaguariúna, seja desmembrada. A medida, publicada no Diário Oficial do Poder Executivo, resultará na redução da tarifa pela metade e beneficiar os motoristas dos municípios de Jaguariúna, Pedreira, Amparo e Serra Negra.


A praça de pedágio será construída no km 147, em Santo Antonio da Posse, conforme determinação feita pela ARTESP (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo) à Renovias, concessionária da SP-340. “O desmembramento era bastante reivindicado pelos motoristas e estudantes que utilizam a rodovia no trajeto entre os municípios do Circuito das Águas e o acesso à Rod. D. Pedro I, em Campinas”, disse Edmir Chedid.


De acordo com o parlamentar, o desmembramento irá resultar na diminuição da tarifa cobrada pela Renovias. Segundo ele, dos atuais R$ 8,20, a expectativa é que o valor cobrado seja reduzido pela metade. “Quando apresentei o relatório ao Governo do Estado expliquei a importância do desmembramento e afirmei que o valor cobrado – na época R$ 7,90 – era muito alto para os motoristas que utilizam apenas um trecho da SP-340. Esta situação não poderia se perdurar”, comentou.


Os estudos técnicos sócio-ambientais e de topografia para a construção da praça de pedágio no km 147 em Santo Antonio da Posse foram concluídos, mas ainda não há um prazo determinado pela Renovias para o início das obras. “A ARTESP me informou que as obras deverão ser executadas somente a partir do primeiro bimestre de 2011, devido à proximidade de dois importantes feriados – 12 de outubro e 02 de novembro, que cairão numa terça-feira – e das férias de fim de ano”, concluiu.


Segundo o Diário Oficial do Poder Executivo (17/07/2010, Seção I-37), o local para a construção da praça de pedágio foi determinado a partir do ajustamento do dimensionamento físico e operacional ao volume de tráfego constatado no município de Santo Antonio da Posse. Com a publicação da determinação no D.O., chega ao fim às discussões em relação à problemática observada com a cobrança do pedágio aos motoristas de Jaguariúna, Pedreira, Amparo e Serra Negra.


Ouça a reportagem.


 


Secretaria de Estado dos Transportes


Há seis meses, durante o 54º Congresso Estadual de Municípios, realizado em Serra Negra, o deputado estadual Edmir Chedid tratou sobre a questão com secretário de Estado dos Transportes, Mauro Arce. Na época, o secretário chegou a afirmar que a decisão também estava fundamentada num relatório apresentado pelo parlamentar ao Governo do Estado. “Ele conseguiu reunir as reivindicações da comunidade e um estudo técnico, que foram fundamentais para nossa decisão”, concluiu Mauro Arce.


 


 


Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP

Rolar para cima
Precisa de ajuda?